Residência Sunshine Canyon / THA Architecture

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 2 de 27Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 3 de 27Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 4 de 27Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 5 de 27Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Mais Imagens+ 22

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 7 de 27
© Jeremy Bittermann

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Sunshine Canyon foi, de certa forma, criada pelo Incêndio de Fourmile Canyon em 2010. Os proprietários, que perderam sua casa naquele incêndio, queriam reconstruir próximo ao terreno original de sua residência. Abraçando a beleza da paisagem queimada, eles escolheram um terreno acentuadamente inclinado voltado para o sul, também queimado pelo incêndio de Fourmile.

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 13 de 27
© Jeremy Bittermann

Após um longo período de exploração de mineração intensiva, o novo terreno ficou intocado durante anos antes do incêndio. Eixos de mina abandonados, estruturas de mineração de aço enferrujadas e trilhos, e diversos resíduos de minas estão espalhados perto do local. Diretamente abaixo do terreno da casa encontra-se um poço de teste para uma mina que nunca foi concluída. Até o fogo, a presença destes restos era cada vez mais fraca. O fogo expôs esta rica história, bem como o granito escultural que forma o terreno.

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 6 de 27
© Jeremy Bittermann

A residência responde a este terreno dramático através de uma forma simples - justaposta à paisagem, inspirada nas pedras fragmentadas de granito e equipamentos de mineração. Uma barra simples paira sobre a inclinação, angulada nas extremidades para enfrentar vistas distantes e aceitar a entrada pela estrada, e deslocada para permitir que vistas e movimento através de uma passarela em uma extremidade. A forma é apoiada em colunas delgadas de aço e paredes de concreto simples, minimizando o impacto da construção no local, permitindo que inclinação flua sob a casa, sem interrupção. Desta forma, a casa preserva a paisagem original e intensifica a leitura da inclinação - permitindo que o poço da mina e as pedras ao longo da cordilheira permaneçam intocados.

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 10 de 27
© Jeremy Bittermann

A maior parte das janelas está virada para o sul para maximizar o ganho solar em um clima dominado por uma necessidade de calor, mas beneficiado com uma abundância anual de luz solar. O lado sul possui um balanço ajustado de forma a receber o sol durante os meses de inverno e, ao mesmo tempo, sombreando o interior nos dias quentes de verão. O aquecimento eficiente e consistente é alimentado por uma bomba de calor geotérmica perfurada na montanha de granito, e está associada a um piso de concreto que absorve a energia do sol. O isolamento de espuma em spray cria um envelope hermético e uma série de células fotovoltáicas com oito KW montada no solo gera energia suficiente para compensar quase todo o consumo de eletricidade.

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 5 de 27
© Jeremy Bittermann

Os materiais foram selecionados por sua economia, função, beleza e conexão com a história do terreno. O exterior é revestido com o material mais econômico e durável possível, o mesmo aço corrugado enferrujado que reveste as estruturas de minas próximas. Decks e paredes exteriores são revestidos com Ipê não tratada, que, com o tempo, terá uma cor cinza-médio que lembra os troncos das árvores queimadas ao redor do local. No interior, todo o trabalho de marcenaria é com pinheiro com ranhura vertical, que lembra o interior das árvores que não sofreram com a passagem do tempo. As paredes interiores são brancas para capturar as cores em constante mudança da luz do dia contra a paisagem, e para criar uma transição suave de dentro para fora

Residência Sunshine Canyon / THA Architecture - Imagem 20 de 27
Planta-Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Sunshine Canyon / THA Architecture" [Sunshine Canyon Residence / THA Architecture] 20 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733676/residencia-sunshine-canyon-slash-tha-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.