Casa de bambu de baixo consumo de energia / AST 77 Architecten

© Steven Massart
Rotselaar, Bélgica
  • Arquitetura: AST 77 Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  118
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Steven Massart

Casa de bambu de baixo consumo de energia / AST 77 Architecten - Mais Imagens+ 26

© Steven Massart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estreito terreno inclinado  e arborizado, cuja face sul dá para o Beukenlaan, não é um lote típico dos Flanders. No passado o entorno parece ter sido um área de recreação residencial, onde alguns belgas costumavam construir suas casas de veraneio. Antes da construção da nova e espaçosa residência para esse terreno em particular, havia no lugar um bangalô e um anexo. Substituindo os antigos edifícios, os arquitetos fizeram um inteligente uso do muro de arrimo existente. Ao invés de seguir o sentido da rua, a casa muda ligeiramente sua direção para sua longa fachada frontal, favorecendo o sentido do perímetro ao fundo.

© Steven Massart

Percorrendo o caminho ligeiramente inclinado ao longo da grande fachada frontal em direção à entrada, pode-se notar o comprimento e a estreiteza da casa. A residência excepcional possui 26,3 metros de comprimento e apenas 4,5 metros de largura, e aparenta ser parcialmente enterrada na inclinação do terreno. Com sua cobertura seguindo a inclinação do lote, o volume da casa se reduz. O exterior é revestido com varas de bambu ecológico colocados verticalmente em quadros de aço preto. A combinação do bambu com as árvores do entorno refletidas nos vidros cria um efeito interessante.

© Steven Massart

A entrada se situa na passagem inferior, onde um balcão oferece vista para o jardim e para a floresta. Atrás da porta de entrada, a casa revela um espaço inteiramente aberto. Do hall de recepção  pode-se caminhar em direção à cozinha e, em seguida, para a área de estar e jardim. Deslocando-se pela casa, percebe-se os volumes introvertidos que abrigam os quartos e o banheiro. Janelas localizadas estrategicamente entre e nos volumes oferecem diversas vistas para as copas das árvores. Durante o inverno, a luz do sol, passando através das árvores do outro lado da rua, proporciona um ganho de calor passivo, enquanto que no verão, as mesmas árvores criam uma barreira natural para o sol. Em um futuro próximo, novas árvores serão plantadas na frente da casa, substituindo algumas que não sobreviveram à construção. Elas não serão apenas uma barreira suplementar contra a luz do sol, mas terão também a função de uma zona de amortecimento entre a rua e a casa.

© Steven Massart

O porão abriga as instalações para o tratamento de água da chuva e oferece um acesso ao jardim. Uma bomba de calor, o piso aquecido, isolamento eficiente, um sistema de ventilação e sua orientação favorável fazem desta uma casa sustentável e de baixo consumo de energia.

Planta do primeiro pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de bambu de baixo consumo de energia / AST 77 Architecten" [Low Energy Bamboo House / AST 77 Architecten] 08 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/721255/casa-de-bambu-de-baixo-consumo-de-energia-slash-ast-77-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.