Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 2 de 36Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 3 de 36Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 4 de 36Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 5 de 36Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Mais Imagens+ 31

  • Projeto E Coordenação Da Obra: Miguel García-Redondo Villar, Carmen Antón, Laura Casas, Ana Arriero, Jesús Barranco, Álvaro Maestro
  • Construtor: FEROVIAL –AGROMAN S.A.
  • Estrutural: IDEEE SL. Jorge Conde
  • Instalações: Grupo JG. Juan Antonio Posadas
  • Diretor De Coordenação: Miguel García-Redondo Villar
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 8 de 36
© Luis Asín

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade onde foi construída esta Plaza Mayor tem um sobrenome específico: é uma Cidade Universitária. A Universidade cresceu em torno de um espaço central de encontro e circulação, um boulevard verde que se tornou sua estrutura central. Em uma de suas pontas está localizada a estação de transporte que permite levar ao centro da cidade - Puerta del Sol - e no outro extremo, a Plaza Mayor.

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 23 de 36
© Ferrovial

A Plaza Mayor é o novo Centro de Serviços da Universidade; deveria expressar sua natureza simbólica, servindo de referência para a estrutura do Campus. Através da diferença de nível do terreno e o potencial do boulevard verde que dá acesso à Faculdade de História, foi construída uma plataforma que se desdobra. O boulevard se estende através de um caminho ajardinado, faz o contorno, e gira em torno de uma praça.

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 17 de 36
© Luis Asín

Acima do nível natural do terreno, em baixo da encosta, o estacionamento é implantado, reduzindo ao mínimo o volume de escavação e facilitando também a sua ventilação natural através dos taludes perimetrais com vegetação existente. Ao se respeitar esses "amortecedores naturais" e acima do nível do solo, foi construído duas plataformas intermediárias onde foram produzidos o agrupamento de programas e uma variedade de acessos de pedestres no nível da rua.

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 11 de 36
© Luis Asín

As torres de comunicação são elevadas e funcionam como marcos urbanos no interior do conjunto, criando um ponto de inflexão perimetral que anunciam as sete pontes: torres e pontes são as entradas, conexões e acontecimentos que incitam ao descobrir o vazio interno: a Plaza Mayor. Dentro e em torno dela, grandes vigas criam caminhos cobertos, que aumentam a versatilidade do espaço e protegem do sol e da chuva.

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 12 de 36
© Luis Asín

As plataformas estão à espera de infra-estrutura para incorporar um programa. A solução estrutural facilita a coexistência de uma geometria quebrada e irregular, diferente em cada nível, e diferentes usos inicialmente exigidos no programa e também a continuidade de movimento entre eles. A solução estrutural para este problema complicado é simples: um sistema de retícula básico de pilares portantes e vigas de concreto pós-tensionadas. A retícula de 5x5 m pareceu a mais eficiente e a única que poderia ser adotada para melhor suprir as singularidades das diferentes plataformas, desde o térreo com sua distribuição funcional nas garagens, até os pavimentos superiores, que têm plantas mais livres, o que permite reduzir a presença dos pilares e adotar vãos de 12 m ou balanços de 5 m, para compensar os esforços e variar seus diâmetros.

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 34 de 36
Corte

A prolongação da paisagem natural que identifica o Campus Universitário é alcançada ao longo da última cobertura-plataforma. A cobertura já não assume seu papel habitual, e adota um novo caráter, mais urbano, artificial e equipado. As situações e relações que acontecem no boulevard do campus são reinterpretadas e transformadas, propondo agora novas oportunidades e áreas de intercâmbio para estudantes, professores e visitantes, conferindo novos suportes e instalações para que o espaço seja vivido, valorizado e utilizado de forma contínua.

Os materiais sobre o novo caminho vão se adaptar às novas topografias, configurando dunas, dobras, praias ou recortes, com diferentes texturas, macio, áspero, peludo e também com cores acentuadas entre elas o verde, laranja, preto, ou areia. Conta também com novas linhas de iluminação, ligadas ao relógio de sol, terraços e quiosques. E com a facilidade que se desenham os primeiros croquis de rascunhos, uma linha laranja é desenhada e, com sua geometria não-linear desmaterializa a borda, convertendo-a como uma linha de conexão com a paisagem do campus e a presença distante das montanhas de Madrid.

Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos - Imagem 29 de 36
Planta Baixa Pavimento Intermediário

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade Autônoma de Madri, Campus Cantoblanco, Rua Francisco Tomás y Valiente, 5, 28031 Madrid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Serviços Plaza Mayor, Universidade Autônoma de Madri / MTM Arquitectos" [Playa Mayor Services Building UAM / MTM Arquitectos] 29 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/704044/edificio-de-servicos-plaza-mayor-universidade-autonoma-de-madri-slash-mtm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.