Casa em Buchupureo / Alvaro Ramírez + Clarisa Elton

Casa em Buchupureo / Alvaro Ramírez + Clarisa Elton - Mais Imagens+ 12

Cobquecura, Chile
  • Arquitetos: Alvaro Ramirez, Clarisa Elton
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Projeto: Septiembre 2005
  • Construtora: Ruperto Vera.
  • Cálculo Estrutural: Alvaro Ramirez
  • Proprietários: Alvaro Ramirez + Clarisa Elton
  • Custo Total: $7.050.000 (US$15.000)
  • Cidade: Cobquecura
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Ferrer + Ramírez + Elton

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa se localiza em uma ponta remota da costa centro-sul do Chile, especificamente em Buchupureo, na VIII Região Bío-Bío. O projeto se desenvolve em diálogo com o ambiente, tanto em relação aos materiais utilizados quanto ao desenvolvimento espacial e a forma como é implantado no local. A casa fica em uma encosta íngreme, sobre pilotis, o que reduziu a intervenção no terreno, ao mesmo tempo em que permitiu o curso livre das águas.

Cortesia de Ferrer + Ramírez + Elton

A casa desenvolve três situações espaciais que respondem aos atos de descanso. Uma sala com banheiro, um espaço que reúne a sala de estar e a cozinha, e um terraço no meio como a articulação entre os dois. Todos os espaços procuram a vista panorâmica do Oceano Pacífico. O terraço funciona como um hall, proposto como um espaço intermediário, já que se localiza entre os dois espaços internos, fornece proteção do vento e permite a convivência com o oceano.

Cortesia de Ferrer + Ramírez + Elton

A estrutura é quase totalmente exposta, estabelecendo a forma da casa. É composta por madeira local (pinheiro), cujas partes são diferentemente tratadas dependendo do seu papel. Para a estrutura de pilares e vigas, usamos peças de 4“x6“ , 2“x6“ e 2“x5“. Todas receberam proteção contra umidade. Para os acabamentos internos, foram utilizados pinheiros escovados de ¾"x4", sem tratamento algum. Por fim, para os acabamentos externos, usamos o tipo macho e fêmea de 1“x4“, pintado com carbolineum

Planta

A tectônica do projeto estabelece uma relação próxima com a arquitetura local, usando madeira e pedra como materiais predominantes. (A maioria dos muros da área são construídos com pedra e barro, assim como a base de muitas casas).

Cortesia de Ferrer + Ramírez + Elton

A estrutura do telhado é feita de madeira, projetada como um plano levemente dobrado, separada da estrutura das paredes e deixando a luz refletir no interior, gerando uma sensação de amplitude espacial. A pedra foi usada para cobrir e proteger o telhado, pensada como um elemento de adaptação cultural (arquitetura do lugar) e natural (elementos da paisagem).

Cortesia de Ferrer + Ramírez + Elton

Traduzido por Naiane Marcon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Buchupureo / Alvaro Ramírez + Clarisa Elton" [Casa en Buchupureo / Alvaro Ramírez + Clarisa Elton] 05 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/703990/casa-em-buchupureo-slash-alvaro-ramirez-plus-clarisa-elton> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.