Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 2 de 25Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 3 de 25Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 4 de 25Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 5 de 25Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: SKROZ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivan Dorotić

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo dos últimos dez anos, na Europa e da mesma forma em todo o mundo, inúmeros exemplos de objetos industriais antigos e abandonados são reutilizados como espaços de exposições e centros culturais, são modelos bem sucedidos de sustentabilidade para áreas urbanas e tecido urbano. Graças à sua qualidade, a sua organização espacial, tamanho e variedade de usos, um exemplo de tal reutilização é certamente complexo Pijacal, uma ex-mina de carvão em Labin, na região croata de Istria, que agora abriga a nova biblioteca da cidade Labin .

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 6 de 25
© Ivan Dorotić

A mina local e a própria indústria de mineração foram encerradas durante a década de 80, mas a infraestrutura da mina acima do solo foi protegida como um valioso exemplo de patrimônio industrial.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 7 de 25
© Ivan Dorotić

A ideia de reativar a arquitetura da antiga mina de Labin, de forma a abrigar novos programas públicos e culturais, originou-se em 2005 com o projeto Croatian Archipelago New Lighthouses do Berlage Institute, MATRA e a Associação Croata de Arquitetos. O próximo passo em direção a ativação da infraestrutura da antiga mina foi realizar um concurso para sua reutilização como biblioteca da cidade e centro multimídia em 2007. O projeto aqui apresentado venceu o primeiro prêmio.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 8 de 25
© Ivan Dorotić

O edital da competição mostrava toda a zona Pijacal concluída como um importante espaço público urbano e futuro gerador de cultura desta vasta região. O projeto mostrou uma área em torno de um elemento dominante - Šoht, a plataforma monumental que acessa a própria mina - sendo transformado em uma zona representativa, Šoht como seu elemento iconográfico.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 9 de 25
© Ivan Dorotić

A nova biblioteca da cidade está abrigada em uma das antigas construções da indústria acima do nível do solo - a Marble Hall (onde ficava a administração) - e é a primeira parte construída de nosso projeto arquitetônico-urbanístico como um todo.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 21 de 25
Planta Baixa Primeiro Pavimento

A ideia por trás do projeto de interiores da biblioteca está baseada na preservação do caráter e a sensação existente da edificação, que contém fragmentos da antiga decoração e atmosfera por todo o espaço, incorporado ao novo projeto e adaptado ao novo uso. Por todo o espaço interior é possível ver partes e materiais da construção antiga; paredes de mármore, cerâmica e tijolo de vidro renovado do telhado da Marble Hall, bem como fragmentos dos canos preservados e azulejos de parede no lobby e sala de serviço.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 10 de 25
© Ivan Dorotić

A grande Marble Hall, que atualmente abriga a biblioteca, é um lugar onde os contracheques eram pegos e onde trabalhadores faziam greve. O novo projeto tenta mostrar sua espacialidade, a sua grandeza e qualidade da luz natural. Em termos de cor, o novo projeto faz uma homenagem ao ambiente existente, escolhendo prateleiras, paredes, móveis, equipamentos e acabamento de piso exclusivamente de claros e/ou brancos. Isso traz à tona as paredes de mármore já existentes, que deram ao salão o seu nome original.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 12 de 25
© Ivan Dorotić

As estantes de livros estão instaladas em nichos na parede, as janelas possuem vista para os espaços circundantes. A fim de torná-las acessíveis, o nível do chão é elevado ao longo do perímetro da biblioteca, resultando em áreas que caracterizam várias funções da biblioteca (área para crianças, sala de leitura, área de pesquisa).

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 11 de 25
© Ivan Dorotić

O espaço é dominado por um sistema de grelha que estabelece a construção, colunas, o teto abobadado de tijolos de vidro, janelas e portas. Este ritmo ortogonal é visível mesmo nas prateleiras, nas partições, no movimento retilíneo através do espaço, até nas perfurações de metal das prateleiras brancas e nas mesas.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 13 de 25
© Ivan Dorotić

Contrabalanceando o branco brilhante, o espaço monumental da biblioteca é um foyer escuro, um hall de entrada que serve como conexão às salas de serviço, central de internet, escadaria e sala de conferências. Com sua cor e atmosfera, este espaço contrastante se refere a própria indústria da mineração, trazendo à tona a zona utilizada, anteriormente, exclusivamente pelos mineiros.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 14 de 25
© Ivan Dorotić

No corredor central que leva à sala de banho existe uma pequena sala em "Memória aos Mineiros", fechada por uma grossa cortina de borracha, que consiste de vídeos arquivados da vida subterrânea dos mineiros, projetada em uma cortina de água.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 15 de 25
© Ivan Dorotić

Telhas lisas verdes de cerâmicas cobrem as paredes da casa de banho dos antigos mineiros são preservados em partes, criando um ornamento visualmente impressionante ao longo das paredes pretas, referindo-se discretamente à utilização original do quarto.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 16 de 25
© Ivan Dorotić

A construção principal da intervenção no espaço é a inserção de um novo piso. De forma a diferenciá-lo do próprio espaço como um completmento, um corpo estranho, foi projetado como uma caixa de aço, com aço na estrutura e chão e telhado de metal.

Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin - Imagem 20 de 25
© Ivan Dorotić

A próxima fase do projeto é o desenvolvimento de um Hall Multimídia, para ser abrigado na casa de banho já mencionada. É uma sala de proporções bastante impressionantes, que leva para a recentemente inaugurada biblioteca pública .

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Labin, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca Pública em Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan e Damir Gamulin" [Public Library In Labin / Ivana Žalac, Margita Grubiša, Igor Presečan i Damir Gamulin] 06 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628195/biblioteca-publica-em-labin-ivana-zalac-margita-grubisa-igor-presecan-e-damir-gamulin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.