Carton LeVert / MacGabhann Architects

Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 2 de 15Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 3 de 15Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 4 de 15Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 5 de 15Carton LeVert / MacGabhann Architects - Mais Imagens+ 10

Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 2 de 15
© Ros Kavanagh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em seus materiais: bloco de concreto e madeira, e diz respeito a ideia de utilizar materiais convencionais ao mesmo tempo que constrói um local cênico em um ambiente rural. Os clientes que viviam em Dublin decidiram investir em uma residência em Donegal. Na época, eles não estavam seguros se iriam se mudar permanentemente para a região, ou se iriam utilizar a casa apenas durante as férias. Foi pedido por um projeto que fosse flexível o suficiente para acomodar; (a) uma residência com 2/3 dormitórios, ou (b) dois apartamentos de férias contidos abaixo de um teto, ou ainda (c) uma casa com um estúdio.

Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 11 de 15
Planta Baixa

Além disso, foi pedido um quarto silencioso privativo para o qual o cliente poderia se retirar.

Para permitir uma flexibilidade ótima, todos os elementos estáticos do programa (ex. banheiro, cozinha, entrada, escadaria, utilidade e serviços) estão contidos em uma estrutura de bloco de concreto rígida e fixa. Garantindo que as outras partes de vivência da edificação (ex. sentar, dormir, comer e trabalhar) a liberdade e flexibilidade de se posicionarem, dependendo do requisito programático do cliente. Estas partes estão contidas em uma caixa de madeira que se situa paralela com o bloco de concreto.

Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 4 de 15
© Ros Kavanagh

Devido ao aspecto do sul do local, vistas e níveis do terreno, a caixa de madeira está situada ao lado de uma colina íngreme. O bloco de concreto menor contendo os elementos fixos é construído no lado da colina e é voltado para o norte. A caixa de madeira é revestida com cedro e possui um telhado de metal corrugado, enquanto o telhado sobre o bloco de concreto é de ardósia natural. A expressão arquitetônica da natureza simbiótica da caixa e do bloco e sua dependência entre si é dada pelo acabamento do concreto e das tábuas de madeira, dimensionadas como as da caixa de madeira.

Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 14 de 15
Corte

Em contraste com as partes flexíveis e de vivência da edificação, o retiro está contido no primeiro pavimento, que se projeta para dentro do volume da caixa de madeira, mas não está sob o telhado de ardósia estendido do bloco de concreto. A posição elevada da sala e sua grande extensão de vidro permitem que se envolva intimamente com a árvores, pássaros, céu e mar. As escadas para esta parte privativa da casa são acessadas através de uma porta de correr secreta no hall de entrada, impedindo a todos exceto convidados que adentrem esta parte da edificação, acentuando a qualidade sagrada deste quarto retiro.

Carton LeVert / MacGabhann Architects - Imagem 9 de 15
© Ros Kavanagh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Carton LeVert / MacGabhann Architects" [Carton LeVert / MacGabhann Architects] 05 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628163/carton-levert-macgabhann-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.