Casa IPE / P+0 Architecture

Casa IPE / P+0 Architecture  - Mais Imagens+ 33

Monterrey, México
  • Engenharia Estrutural: Emilio Gonzalez
  • Construção: Xolal Construcciones, Ernesto Ponce, Al-EGA(Vidro), ARV(Serralharia)
  • Colaboração: Adriana Martinez
  • Arquiteto Responsável: David Pedroza Castañeda
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Sofia Flores Chapa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa para pessoas com cachorros requer uma grande quantidade de espaço aberto, sobretudo quando os moradores são grandes fãs de plantas e de atividades ao ar livre.

Planta Baixa Térreo

O terreno - de 12 m por 18 m - deixa possível uma solução radicalmente simples: um projeto de cheios e vazios que ocupa metade do lote, deixando a outra metade para os espaços externos.

© Sofia Flores Chapa

A metade construída é a casa que se volta para o vazio, que são os jardins,  reforçando uma inter-relação entre as duas metades que se estende às dimensões do espaço.

© Sofia Flores Chapa

O pavimento térreo se livra de paredes desnecessárias para integrar completamente a casa e o jardim. O mesmo esquema de desobstrução é possível no pavimento superior através da conexão dos quartos e a sala de estar com a ajuda de grandes portas deslizantes. Ambos os pavimentos são visual e funcionalmente conectados com o jardim através de grandes superfícies deslizantes em vidro.

© Sofia Flores Chapa

A reciprocidade dos espaços internos e externos, somados com o uso mínimo de divisões internas acabam por transformar o projeto em um grande loft, onde um grande espaço contínuo se estende horizontalmente e verticalmente, relacionando o exterior e o interior.

© Sofia Flores Chapa

A partir do interior, é possível perceber um projeto bastante simples, um volume prismático construído em concreto e vidro que se volta ao jardim.

© Sofia Flores Chapa

Do exterior é possível presenciar que a ideia inicial se torna mais complexa quando se leva em conta as particularidades do terreno.

Corte 02

A rua inclinada força o projeto a utilizar a diferença de nível como uma oportunidade de enterrar a garagem, uma peça que poderia bloquear a vista e ocupar um espaço significante no térreo.

© Sofia Flores Chapa

Sua cobertura é utilizada para criar um terraço que serve como extensão do jardim e também da sala de estar. A sucessão de espaços abertos é coroada com um solário, de onde é possível apreciar as belas vistas do icônico “Cerro de la Silla”. 

© Sofia Flores Chapa

A disposição dos terraços, escadas e espaços de estar criam uma imagem zig-zag que se torna ainda mais forte com a presença da grande viga que se torna guarda-corpo.

© Sofia Flores Chapa

A casa pretende transmitir uma imagem simples com elementos industriais que resolvem restrições orçamentárias. O uso de paredes rebocadas e estucadas servem de pano de fundo natural para as plantas e demais elementos do paisagismo, contrastado com o fundo de concreto das escadas, pisos e certas paredes.

© Sofia Flores Chapa

O toque industrial é acentuado com o uso de metal expandido nos guarda-corpos e a escadaria linear, que serve como ponto focal dos espaços externos. Essa escadaria, no futuro, irá conectar o jardim e o solário com um grande terraço de cobertura que ampliará os espaços externos da casa.

© Sofia Flores Chapa

O gesto da fachada, com os jardins e terraços correspondem à topografia e permite disfarçar que o projeto é apenas uma ideia simples que alcança uma excelência em espaços internos e externos com o mínimo uso de materiais e recursos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa IPE / P+0 Architecture " [IPE House / P+0 Architecture ] 04 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628147/casa-ipe-p-mais-0-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.