NOCKI / Leonard Hautum

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 2 de 16NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 3 de 16NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 4 de 16NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 5 de 16NOCKI / Leonard Hautum - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Leonard Hautum
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  143
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yatri Niehaus
  • Engenheiro Consultorias: Martin Hautum
  • Engenharia Estrutural: Gruppe Ingenieurbau
  • Engenheiro Doméstico: M&E Consulting
  • Construção De Cargas Especiais: Klempt Geotec Gmbh
  • Obra Estrutural: Hibic Bau E.K. Maurer Und Betonbau
  • Cidade: Munique
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 8 de 16
© Yatri Niehaus

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao pé do Nockherberg, dentro do subúrbio 'Südlichen Au' ao sul de Munique, existem apenas alguns exemplos ainda intactos dos chamados 'Herbergshäusl' (casas dos operários) que costumavam ser tão típicas desta área.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 9 de 16
© Yatri Niehaus

Foram construídos ao longo de uma antiga encosta inclinada do rio Isa, apresentando-se para a rua em muitas formas e cores diferentes. Íngremes escadas estreitas conduzem morro acima dando acesso aos fundos de seus edifícios - a maioria provisórios - que têm sido alterados ao longo dos anos em função da mudança do uso. À medida que se sobe ainda mais os inúmeros pátios irregulares em concreto, somos recompensados com exuberantes terraços verdes de jardins, o barulho dos pássaros e as vistas para o centro da cidade de Munique.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 7 de 16
© Yatri Niehaus

O NOCKI é uma dessas casas de fundos dentro deste conjunto patrimonial único.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 12 de 16
Planta Baixa Térreo

Construído em 1890 como uma oficina para trabalhos em madeira, foi desde então transformado em habitações. Ao longo do tempo, foi reutilizado e ampliado até que destruído por um incêndio nos anos 90, quando foi abandonado como uma ruína.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 10 de 16
© Yatri Niehaus

Reutilizar, ampliar e acrescentar

Esta antiga tradição do mosaico diverso do 'Herbergshäusl' deve ser mantido. A estrutura da ruína foi drasticamente danificada, dificultando o aproveitamento desta que tem uma beleza intrínseca. Porém os elementos do edifício que têm mais de 100 anos de história não deixavam dúvida - o máximo possível deveria ser mantido. 

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 4 de 16
© Yatri Niehaus

Uma escultura feita de concreto aparente é 'costurada' na ruína. Amplia o edifício criando um ambiente extra semi-enterrado, formalmente separando os apartamentos para favorecer a iluminação e a circulação natural de ar. A escultura de concreto substitui o que não foi possível preservar, preenchendo lacunas e as linhas das paredes existentes com uma nova parede circular. A escultura abriga todas as instalações técnicas necessárias ao morar contemporâneo. Portanto, não são apenas paredes estruturais, mas também a 'espinha dorsal' da casa.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 3 de 16
© Yatri Niehaus

A nova cobertura é um substituto à altura da antiga casa, fazendo homenagem ao seu precedente como uma obra metálica artesanal. As claraboias alongadas típicas estão espalhadas por toda a cobertura do telhado.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 5 de 16
© Yatri Niehaus

Através da implementação da estrutura de concreto costurada a ruína voltou à vida. O jogo entre o novo e o antigo não é apenas visível na forma, mas na função tangível e uso do espaço. O contraste traz caráter ao novo e conforto ao antigo, e por isso eles se fundem, num todo simbólico.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 14 de 16
Corte 1

Ideia Arquitetônica

Este projeto não quer preservar o edifício histórico apenas por fazê-lo.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 6 de 16
© Yatri Niehaus

O foco está na preservação e permitir que a beleza da edificação original seja experimentada diariamente enquanto se desfruta todas as vantagens do morar. Os parâmetros, que o edifício existente ditava são legíveis na tensão espacial interna e é característica particular ao NOCKI. Sob direção consciente do arquiteto, o novo e o antigo estão misturados para criar algo completamente novo - sem perder sua história.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 2 de 16
© Yatri Niehaus

Trabalhar com as estruturas existentes nos possibilitou repensar os padrões e tendências que parecem estar tomando conta de muitos projetos, especialmente de residências contemporâneas. Se alguém se sente sensibilizado por algo existente, faz uso dele e está pronto para assumir compromissos não convencionais, já se está inevitavelmente criando algo completamente novo.

NOCKI / Leonard Hautum - Imagem 15 de 16
Corte 2

Minimizar o desperdício do edifício é uma delas. Ser capaz de preservar os traços históricos é outra. Mas acima de tudo, é o valor sensual do existente que sobrevive, a especificidade de sua história, o efeito do tempo e a possibilidade de experimentar o caráter que se mantém.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "NOCKI / Leonard Hautum" [NOCKI / Leonard Hautum] 03 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628113/nocki-leonard-hautum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.