Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects

Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 2 de 37Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 3 de 37Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 4 de 37Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 5 de 37Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Mais Imagens+ 32

  • Engenheiro: Jin Young Kim (J.Tec Structural Engineering Co.,Ltd), Sang Kwon Kim (BOW M.I.E Consultant), Suk Hwan Kwon (Ellim Consultant Co.,Ltd.), Chang Gyu Choe (MK Engineering & Consultant Co.,Ltd)
  • área Do Terreno: 6600m²
  • área Construída: 1852m²
Mais informaçõesMenos informações
Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 25 de 37
Planta-Baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Chang Ucchin (1917-1991) foi um notável do período moderno coreano. Foi influenciado por pintores europeus anteriores à guerra, além de outras pinturas coreanas. O projeto do museu foi iniciado pela colaboração da Fundação Chang Ucchin com a cidade de Yangju, a 10 quilômetros de Seul. O terreno se localiza na borda de uma pequena montanha, no ponto de encontro entre dois rios.

Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 7 de 37
© Park Wansoon

Desde os primeiros dias da proposta do concurso, nós nos concentramos na concepção de um espaço específico que refletisse o próprio caráter da pintura, ao invés de produzir uma edificação de exposições "perfeita" genérica. Como a própria arte do pintor, nós evitariamos de propor um museu moderno ou uma imagem tradicional coreana. Ao invés disso, começamos a partir de algumas pinturas selecionadas, descrevendo imagens abstratas de quartos, paisagem e animais (tigre, pássaro, árvore e montanha), uma casa. Ambientes espalhados, em um padrão tradicional, seriam então soldados juntos para formar um corpo, flutuando em uma pintura como paisagem, com uma montanha ao fundo. A forma do edifício em si apresenta a ambiguidade de ser, ao mesmo tempo, uma figura animal, um sinal abstrato, uma casa tradicional e um labirinto.

Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 30 de 37
Detalhe do Corte

O programa é organizado de forma simples em três níveis; um circuito em loop no pavimento térreo, que oferece, por vezes, vistas abertas ou vistas do declive ingrime da montanha, emolduradas por paredes de exposições lisas e tetos altos. O primeiro pavimento é uma sucessão de cômodos separados no sótão com uma semi-obscuridade que seria adequada para desenhos em papel e em pequenos formatos. O subsolo contém serviços, salas para seminários e armazenamento protegido. Todo o espaço interior dá a impressão de uma casa labiríntica onde você nunca ficará realmente perdido. Dispõe de sombras e pontos de vista contrastantes, evitando a sensação de estar em um espaço convencional de museu perfeitamente iluminado.

Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 10 de 37
© Park Wansoon

As fachadas são revestidas com painéis de extrudados de policarbonato, que foram escolhidos pela sua leveza sem costura. Caixilho branco e plástico, um estilo próximo ao da indústria agrícola local foi o caminho escolhido para evitar qualquer monumentalidade ou reverência oficial. A paisagem é organizada pela clareira já existente, a intervenção é mantida a um mínimo; algumas paredes e caminhos de concreto, a reciclagem das paredes restantes, a preservação dos grandes castanheiros que parecem prosperar sobre este lado da montanha, o velho lugar de piquenique mantido na costa do rio.

Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects - Imagem 13 de 37
© Thierry Sauvage

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gyeonggi-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Chang Ucchin em Yangju / Chae-Pereira Architects" [Chang Ucchin Museum in Yangju / Chae-Pereira Architects] 02 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628088/museu-chang-ucchin-em-yangju-chae-pereira-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.