O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. La Mirateca
  6. 2012
  7. Casa em Los Conejos II / La Mirateca

Casa em Los Conejos II / La Mirateca

  • 20:00 - 1 Outubro, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Casa em Los Conejos II / La Mirateca
Casa em Los Conejos II / La Mirateca, © Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

© Patricia Forcen Scheu © Patricia Forcen Scheu © Patricia Forcen Scheu © Patricia Forcen Scheu + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Molina, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    Emilia Ruipérez Bastida, Raúl Latorre Luna
  • Arquiteto Técnico

    Antonio Ruiz Fernández
  • Área

    214.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Los Conejos II é uma reflexão de como responder através de localização e forma a um terreno de grandes dimensões caracterizado por uma topografia bastante particular. Foi feita a opção de abrigar todos os usos sob um só telhado que se dobra várias vezes e vai assim ordenando o programa de funcionamento e delimitando os espaços externos que serão usados. Mostrar a topografia original é uma das premissas do projeto em seu resultado final.

© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

O acesso se torna o elemento estruturador do projeto e gerador da formalização do mesmo. Tanto veículos quanto pedestres acessam pelo mesmo ponto, onde são 'absorvidos' por um rampa que leva a uma área de sombra, ali está a garagem e a porta de entrada da casa. A porta supracitada organizas as escassas circulações internas e subdivide o espaço em público e privado. O átrio de entrada é caracterizado pela ausência de aberturas e por seu pano de fundo, que esconde os dormitórios do visitante.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

A casa ocupa todo o lote, de modo que as suas dimensões não podem ser vistas em sua totalidade. As múltiplas subdivisões da residência definem seus diferentes usos: A área da noite tem uma posição estratégica, não apenas delimitando o átrio de acesso a casa, mas também separando o visitante do restante do programa da casa. A área do dia, no entanto, é um retângulo que incentiva o fluxo através de um núcleo que muda de acordo com as necessidades do usuário. A relação interior e exterior de cada parte do projeto é outra de suas particularidades.

© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

A habitação se articula embaixo de um plano vegetado, oque ajuda a integra-la a um entorno natural escasso de edificações. Para de adaptar a área do dia, o plano vegetado tem um formato em 'L', criando sombras e se elevando do solo original para alocar a piscina. Os fechamentos deixam de ser opacos para permitir uma relação direta entre os espaços internos e externos, o que garante a duplicidade das áreas de dia.

© Patricia Forcen Scheu
© Patricia Forcen Scheu

Há uma parede na área mais alta do terreno que faz a casa parecer semi-enterrada. Assim, os problemas de privacidade, devido aos terrenos adjacentes, são resolvidos. Os espaços de serviços estão nessa área, tornando mais fácil a configuração dos espaços abertos da zona de dia e tornando possível de acesso ao telhado por uma rampa para contemplar a paisagem.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa em Los Conejos II / La Mirateca" [Casa En Los Conejos II / La Mirateca] 01 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628048/casa-em-los-conejos-ii-la-mirateca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.