Refúgio na Floresta / Uhlik architekti

Refúgio na Floresta / Uhlik architekti - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Uhlik architekti; Uhlik architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Equipe De Projeto: Petr Uhlik, Jan Sorm, Premysl Jurak
  • Colaborador: Martin Pazdernik, S.K.
  • Serviços: Miroslav Sindelar (marcenaria), Jaroslav Hula (ferragens)
Mais informaçõesMenos informações
© Jan Kudej

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente nos contactou com a ideia de criar um refúgio no campo onde pudesse escapar da cidade e reunir forças para seu exigente trabalho em Praga. Fomos juntos para uma área entre Bohemia Central e Sul, sua região natal e por onde é apaixonado desde sua infância. Nos levou para um lugar em meio à pastagens, bosques e prados, repleto de formações rochosas curiosas, para um lugar remoto e um pouco esquecido.

Corte 1

A paisagem mágica aliada às necessidades do cliente ganhou a todos do escritório imediatamente. Após certa hesitação, decidimos construir um 'refúgio na floresta', onde o material construtivo era abundante: a base do projeto era madeira de uma floresta próxima, e para o restante, foi utilizado fontes locais, assim como a força de trabalho local.

© Jan Kudej

Decidimos compactar a casa em um volume fechado - um objeto que parece descansar por sobre as pedras. Este objeto fechado e negro é feito de madeira carbonizada e contém um espaço interconectado com as dimensões de 3,1 metros por 5,8 m. Na entrada, uma plataforma plana com espaço apenas para uma pessoa em pé; esta parte é aberta por uma grande superfície envidraçada que oferece a vista.

© Jan Kudej

A parte restante do objeto se eleva gradualmente em direção à outra abertura, de frente para as copas das árvores. E este é um ótimo lugar para descansar. Cada plataforma pode ser usada como local de dormir. Em baixo delas, há um espaço de armazenamento; transformando um dos bancos, se cria outra cama de casal. O espaço multifuncional é adequado não só para habitação, mas também eventos menores, performances ou apenas meditação. Ambas as aberturas envidraçadas podem ser fechadas por grandes portadas, sendo que a maior se faz por uma roldana.

© Jan Kudej

A estrutura básica de apoio do 'retiro da floresta' é uma construção que surgiu a partir da cooperação com carpinteiros locais. O exterior é coberto com placas carbonizadas com juntas de encaixe. A madeira para as placas e para as vigas foi feita a partir de árvores caídas nas terras do proprietário. O interior da casa é revestido com placas de OSB, de modo a reforçá-la, e também no que diz respeito ao orçamento baixo. A cobertura é coberta por duas camadas de cintas de asfalto.

© Jan Kudej

A drenagem do telhado é garantida por um perfil metálico em L, posicionado obliquamente, que serve ao mesmo tempo de trilho que dá suporte ao sistema de roldanas. Todos os componentes metálicos foram preparados de acordo com nosso detalhamento e feitos por um ferreiro de um vilarejo próximo. O edifício foi construído entre o outono de 2012 e a primavera de 2013.

© Jan Kudej

Originalmente publicado em 30 Setembro, 2014.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Central Bohemian Region, República Tcheca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio na Floresta / Uhlik architekti" [Forest Retreat / Uhlik architekti] 01 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627900/refugio-na-floresta-uhlik-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.