Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura

Imagine-se acordando todos os dias com uma vista de 180° para o oceano sem deixar o conforto de sua sala de estar. Os proprietários da Cliff House (ainda não construída) contrataram o escritório australiano Modscape para projetar a casa dos seus sonhos - pairando dobre o mar, presa à borda de um penhasco. A Cliff House redefine o significado de "viver perigosamente" com suas amplas aberturas do chão ao teto e delicada estrutura metálica.

A casa de quatro pavimentos se desenvolve abaixo de uma garagem para dois carros no topo de um penhasco, virtualmente invisível de longe. O carro fica estacionado no topo da residência, acessível através de uma discreta escada que leva até o nível inferior. Uma vez em seu interior, o morador se depara com vistas panorâmicas para o oceano em todos os ambientes. Os espaços são empilhados e o nível de privacidade aumenta medida que descemos a escada; assim, a cozinha se localiza acima da sala de estar, que está acima dos quartos, que contam com um terraço privativo no nível mais baixo. A residência, de dimensões modestas, conta com uma cozinha completa, sala de jantar, três quartos, dois banheiros e um spa no terraço aberto.

Interior da sala de estar. Cortesia de Modscape

Saiba mais sobre a Cliff House, a seguir.

Fachada. Cortesia de Modscape

O escritório Modscape tem seu nome derivado de modular design, uma marca da equipe, cujos projetos se baseiam na sustentabilidade e rapidez de construção. O escritório foi desafiado a repensar a noção de projeto modular no projeto da Cliff House devido a sua localização remota na costa australiana. A casa será construída a partir de diversas unidades modulares empilhadas engastadas na superfície do penhasco através de estacas de aço. Em resposta às condições extremas, a parede voltada para o penhasco afunila à medida que desce, criando uma cortina de vidro inclinada no interior de toda a casa.

Interior da sala de estar. Cortesia de Modscape

A casa lembra um parasita preso ao casco de um navio, devido a sua implantação abaixo do limite do penhasco. Os arquitetos do Modscape descreveram a casa como uma "extensão natural da escarpa, ao invés de uma adição à paisagem, criando uma conexão absoluta com o oceano."

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: MacLeod, Finn. "Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura" [Jump Off A Cliff and Land in Bed in this Edgy Australian Home] 29 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627777/cliff-house-nao-aconselhada-aos-que-tem-medo-de-altura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.