O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Modscape
  6. 2014
  7. Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura

Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura

Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura
Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura, Vista externa. Cortesia de Modscape
Vista externa. Cortesia de Modscape

Imagine-se acordando todos os dias com uma vista de 180° para o oceano sem deixar o conforto de sua sala de estar. Os proprietários da Cliff House (ainda não construída) contrataram o escritório australiano Modscape para projetar a casa dos seus sonhos - pairando dobre o mar, presa à borda de um penhasco. A Cliff House redefine o significado de "viver perigosamente" com suas amplas aberturas do chão ao teto e delicada estrutura metálica.

A casa de quatro pavimentos se desenvolve abaixo de uma garagem para dois carros no topo de um penhasco, virtualmente invisível de longe. O carro fica estacionado no topo da residência, acessível através de uma discreta escada que leva até o nível inferior. Uma vez em seu interior, o morador se depara com vistas panorâmicas para o oceano em todos os ambientes. Os espaços são empilhados e o nível de privacidade aumenta medida que descemos a escada; assim, a cozinha se localiza acima da sala de estar, que está acima dos quartos, que contam com um terraço privativo no nível mais baixo. A residência, de dimensões modestas, conta com uma cozinha completa, sala de jantar, três quartos, dois banheiros e um spa no terraço aberto.

Interior da sala de estar. Cortesia de Modscape
Interior da sala de estar. Cortesia de Modscape

Saiba mais sobre a Cliff House, a seguir.

Fachada. Cortesia de Modscape
Fachada. Cortesia de Modscape

O escritório Modscape tem seu nome derivado de modular design, uma marca da equipe, cujos projetos se baseiam na sustentabilidade e rapidez de construção. O escritório foi desafiado a repensar a noção de projeto modular no projeto da Cliff House devido a sua localização remota na costa australiana. A casa será construída a partir de diversas unidades modulares empilhadas engastadas na superfície do penhasco através de estacas de aço. Em resposta às condições extremas, a parede voltada para o penhasco afunila à medida que desce, criando uma cortina de vidro inclinada no interior de toda a casa.

Interior da sala de estar. Cortesia de Modscape
Interior da sala de estar. Cortesia de Modscape

A casa lembra um parasita preso ao casco de um navio, devido a sua implantação abaixo do limite do penhasco. Os arquitetos do Modscape descreveram a casa como uma "extensão natural da escarpa, ao invés de uma adição à paisagem, criando uma conexão absoluta com o oceano."

  • Arquitetos

  • Área

    285,0 m²
  • Ano do projeto

    2014

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: MacLeod, Finn. "Cliff House, não aconselhada aos que têm medo de altura" [Jump Off A Cliff and Land in Bed in this Edgy Australian Home] 29 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627777/cliff-house-nao-aconselhada-aos-que-tem-medo-de-altura> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.