Posto de Turismo e arranjos exteriores / CG+LSC

Posto de Turismo e arranjos exteriores / CG+LSC - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: CG+LSC; CG+LSC
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Neiva
© Ana Neiva

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na sequência do avanço dos projetos da Biblioteca, do Auditório e do Posto de Turismo - projetos da autoria do gabinete CG+LSC - tornou-se evidente a necessidade da concepção e do desenvolvimento dos arranjos exteriores que trarão definição, acessos e enquadramento a todos estes edifícios.

Planta Baixa

Apesar do terreno onde estes edifícios se implantam ser em boa parte delimitado por vias e, portanto, perfeitamente autônomo, a verdade é que se relaciona estreitamente com os terrenos da Quinta do Aido que lhe estão contíguos. Na verdade, ambos integram uma extensa e muito visível encosta, a qual, com um novo arruamento e os edifícios que se estão a implantar ao longo do seu trajeto, necessitava de um tratamento urgente para dar à Vila de Cinfães uma mais qualificada urbanidade.

© Pedro Lobo

O terreno onde se implanta o Posto de Turismo é o de uma quinta, virada a norte - como toda a Vila de Cinfães - que possui, simultaneamente, excelentes perspectivas sobre o vale do Douro e uma acidentada topografia. Por seu lado, o terreno da Quinta do Aido, é o prolongamento natural deste terreno a poente, com a agravante da topografia ser ainda mais complexa e movimentada, possuindo um "fundo de vale" estreito e abrupto que se prolonga por encostas de grande pendente, difícil acesso e densa vegetação. 

© Ana Neiva

A localização deste novo conjunto - com especial ênfase neste momento para o Posto de Turismo - além de colmatar parte do vazio ainda existente entre duas vias principais, constitui oportunidade de reforçar e qualificar as ligações entre estas estruturas, gerando, simultaneamente, uma função simbólica de centralidade.

Fachada

O Posto de Turismo procura articular de modo complexo a relação entre os diversos espaços com que se relaciona. Define um elemento algo enigmático e ganha importância  urbana como lugar de interface e comunicação do concelho com os seus visitantes.

© Pedro Lobo

Em termos de programa interno este é relativamente simples. Entra-se para um espaço alto e amplo ao fundo do qual se encontra a responsável pelo atendimento aos visitantes.

Esta peça monumental, apresentada como um sinal inequívoco de modernidade, iluminada fortemente, marca também a sua presença pela cor forte e pelo material em chapa recortada a laser, constituindo, seguramente, um elemento marcante e atrativo da região.

© Pedro Lobo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4690 Cinfães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Posto de Turismo e arranjos exteriores / CG+LSC" [Tourist Office and Landscaping of Quinta do Aido / CG+LSC] 26 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627687/posto-de-turismo-e-arranjos-exteriores-cg-mais-lsc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.