O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. BAK arquitectos
  6. 2013
  7. Residência Torcuato / BAK arquitectos

Residência Torcuato / BAK arquitectos

  • 20:00 - 23 Setembro, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Torcuato / BAK arquitectos
Residência Torcuato / BAK arquitectos, © Inés Tanoira
© Inés Tanoira

© Inés Tanoira © Inés Tanoira © Inés Tanoira © Inés Tanoira + 33

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

O Lugar

Um terreno em um Country Club fundado em 1950 o qual, o passar dos anos acrescentou-lhe um valor incalculável originando uma esplêndida arborização. Diferentes espécies de árvores e arbustos combinados outorgam ao lugar um valor paisagístico durante todo o ano.

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

O terreno possui vizinhos somente nas suas laterais. Sua fachada posterior está conectada a um espaço comum muito arborizado com espécies perenes e a fachada frontal é composta por dois freixos que sombreiam o espaço no verão.

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

O Pedido

Os clientes, um casal com um filho adolescente, chegaram ao escritório interessados pelas residências de concreto feitas pelo BAK, com isso, nos pediram uma casa de uso permanente onde fosse possível viver intensamente tanto os espaços internos quanto os externos.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

O Programa

Foi simplesmente especificado que seriam necessários três dormitórios, um com banheiro e closet integrado, um generoso espaço de estar com chaminé, uma sala de jantar integrada com a cozinha e churrasqueira, com um orçamento limitado a 280 m².

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

A Proposta 

Sempre encaramos cada projeto como uma oportunidade para desenvolver e pesquisar tanto a parte teórica quanto a  parte prática da arquitetura. Nessa ocasião nos pareceu oportuno aprofundar o tema da inclusão de pátios de água nos projetos, como havíamos feito na Casa Besonías Almeida. Foi muito interessante o resultado obtido naquele projeto, porque os pátios se somavam aos locais contínuos conferindo-lhes uma sensação de maior amplitude, uma atmosfera mutante através dos efeitos da luz e da a água que oferece, além do frescor, a visão de uma superfície em movimento.

Corte 1
Corte 1

Nos propusemos, então, uma residência desenvolvida entre dois volumes de duas plantas unidas pelas circulações, que rodeiam um pátio de água. Dessa maneira, podíamos continuar a experimentar essa ideia e resolver o problema da orientação sudoeste da fachada frontal do lote, já que as atividades acomodadas no primeiro volume podem receber luz através da sua fachada nordeste. Separado pelo pátio, o segundo volume é vazio na parte térrea e rebaixado na planta superior para permitir visuais em direção aos ambientes voltados para a rua.

A Organização Funcional

A distribuição do programa de necessidades nos dois volumes nos permitiu também dar privacidade aos ambientes da residência, como os clientes desejavam. De forma que, na planta baixa do primeiro volume estão localizadas as áreas de estar com vistas protegidas por divisões de concreto e totalmente abertas ao pátio de água e a parte posterior, já que o térreo do segundo volume se esvazia coincidindo com o pátio criando uma semi cobertura para a área da churrasqueira que é a expansão da sala de jantar e cozinha integrada.

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

Na parte superior, essa separação permite conferir privacidade ao dormitório principal e as áreas de serviço (banheiro e closet) com grandes aberturas em direção a parte posterior do lote com orientação nordeste e mais controladas em direção ao pátio de água. Uma ponte paralela a escada comunica esse setor com a lavanderia, banheiro e quarto de hóspedes, e, atravessado o pé direito duplo da sala de estar, culmina o percurso no dormitório do filho adolescente que fica, dessa forma, isolado do resto da residência, com vistas para o pátio de água e aos fundos para o terraço do dormitório principal.

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

O Tratamento da Luz e as Vistas para a Paisagem

Esse é um assunto que especialmente nos interessa, de modo que em todos os nossos projetos existe uma preocupação especial dirigida tanto para controlar a incidência dos raios solares sobre as superfícies envidraçadas (com brises verticais ou horizontas, conforme o caso), como também para aproveitar a luz natural como material de projeto que enriquece os espaços habitáveis.

© Inés Tanoira
© Inés Tanoira

Se entendemos as aberturas dessa forma, não como elementos padronizados, mas sim como perfurações na parede que permitem ventilar e iluminar os ambientes, mas também deixar indefinida a relação exterior-interior, emoldurar a paisagem, filtrar a luz, refleti-la em uma parede, etc.., serão o resultado da maneira especial com que cada ambiente quer se relacionar com o exterior.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
BAK arquitectos
Escritório
Cita: "Residência Torcuato / BAK arquitectos" [Torcuato House / BAK arquitectos] 23 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627578/residencia-torcuato-bak-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.