Casa NX / ARX Portugal Arquitectos

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 2 de 35Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 3 de 35Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 4 de 35Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 5 de 35Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Cascais, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Nuno Mateus, José Mateus,Alexandra Margaça
  • Construtora: Gardenblok Construções Lda.
  • Engineering: TAL PROJECTO, Projectos, Estudos e Serviços de Engenharia Lda.
  • Construção Do Projeto: 1999-2006
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 7 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa demorou para virar realidade. Num intervalo total de sete anos, o contexto mudou radicalmente. O que antes era um lote de terreno inclinado, com uma vista panorâmica para o mar, se tornou um lugar estrangulado no meio de edifícios altos, de até nove pavimentos, construídos entre as casas e o mar.

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 27 de 35
Planta Baixa

Este resultado foi, no entanto, previsível, dado as normas de zoneamento e as idílicas ações imobiliárias, mais uma vez, isolando os produtos que deseja vender em um relacionamento exclusivo para o país ou para o mar. Desta vez, foi o mar.

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 5 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

Com consciência disso, e apesar da natureza severa do terreno, a casa foi à procura de seu eu interior, se preparando para o pior cenário, ainda supondo a brisa do mar e a curta distância da praia.

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 35 de 35
Corte

Totalmente definida na licença de construção do loteamento, a casa cresce em três pavimentos, sendo o menor a área voltada para a garagem e arrumos.

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 4 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

As distâncias obrigatórias do perímetro do lote (3, 5 e 6 metros), comuns a qualquer loteamento em todo o país, força a compactação do volume, liberando todos em torno de uma "faixa" de terra, geralmente residual e dificilmente utilizável.

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 2 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

O processo de projeto foi uma busca por diferentes possibilidades de relações espaciais interior-exterior (supomos que isso é o principal motivo pelo qual alguém constrói uma casa). Circulações foram criadas, alargando o leque de possibilidades, como os intervalos entre o corpo da escada e o resto da casa.

Casa NX  / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 3 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa NX / ARX Portugal Arquitectos" [House NX / ARX Portugal Arquitectos] 23 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627556/casa-nx-arx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.