Projeto Seridó / Coletivo Arquitetos

Projeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Mesa, Sofá, Iluminação, DormitórioProjeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Sofá, Mesa, IluminaçãoProjeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Mesa, Iluminação, CadeiraProjeto Seridó / Coletivo Arquitetos - SofáProjeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Mais Imagens+ 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um bairro nobre da cidade de São Paulo, o projeto de reforma do apartamento de quinhentos metros quadrados teve sua concepção iniciada no ano de 2010 e sua execução finalizada em 2013.

Projeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Porta
© André Nazareth

Como elemento principal, o volume de zinco titânio que se desenvolve ao longo da área social confere personalidade ao Projeto Seridó. Ele se destaca não somente pela sua materialidade inusitada em ambientes internos, mas também pelo pé direito reduzido que, em conjunto com os amplos ambientes a ele conectados, proporciona diferentes sensações a aqueles que percorrem os espaços por meio da transição do baixo e escuro para o claro e amplo. A complexidade espacial buscada por meio das diferenças de pés direitos, reforçadas pela variedade de intensidade de luzes e sombras, foi tratada de forma a alcançar situações não comumente encontradas nos interiores de apartamentos tipo.  

Projeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Dormitório
© André Nazareth

A grande admiração dos proprietários por obras de arte pautou as decisões arquitetônicas e foi o ponto de partida para a criação da galeria inserida juntamente com a cozinha gourmet no volume de zinco titânio. Este possui trilhos embutidos nas junções dos planos horizontais com os verticais para o deslizamento de cabos de aço que sustentam os quadros, permitindo, assim, a substituição das composições artísticas e conferindo flexibilidade total para a exposição do acervo. A escolha da utilização do material na forma de faixas deu-se devido ao objetivo de evitar o fracionamento dos elementos construtivos e unificar o ambiente em um só volume. Dessa forma, todas as portas tornaram-se ocultas e a área de passagem transformou-se em um espaço de permanência e contemplação.  

Projeto Seridó / Coletivo Arquitetos - Sofá
© André Nazareth

Além da galeria e da cozinha gourmet contidos no volume de zinco titânio, a área social do Projeto Seridó conta também com a sala de estar, sala de jantar, home theater, lavabo e terraço. O layout da sala de estar promove continuidade a galeria social e pode ser considerado como extensão da mesma por não apresentar obstáculos em seu percurso. Desta forma, a disposição aberta do mobiliário torna-se convidativa a aquele que chega ao hall de entrada.  As cores neutras buscadas na decoração funcionam como pano de fundo para evidenciar as diferentes cores das obras de arte em destaque em todo o apartamento. 

Layout

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Seridó - Jardim Europa, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Material

Cita: "Projeto Seridó / Coletivo Arquitetos" 20 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627446/projeto-serido-coletivo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.