Casa Firmamento / Agraz Arquitectos

Casa Firmamento  / Agraz Arquitectos - Mais Imagens+ 17

C.de Golf Santa Anita, México
  • Arquitetos: Agraz Arquitectos; Agraz Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  495
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mito Covarrubias
  • Gerente De Projeto: Gabriela Villarreal
  • Colaboradores: Miguel Sánchez, Juan Antonio Jaime, Humberto Dueñas, Blanca Moreno, Marc Steven Fernández, Javier H. Aguirre, Brenda Barrón, Javier Gutiérrez, Erick Martínez, Gabriel Gómez, Raúl Estrada, Oscar Aguirre, Fernanda Palma, Jessica Magaña
  • Construção: Constructora DIO – Arquitectura, Edificación, Inversión, José Luis Navarro López, Nicolás Orozco Díaz
  • Renders: RM3 Studio
  • Arquiteto Encarregado: Agraz Arquitectos SC., Ricardo Agraz
  • Cidade: C.de Golf Santa Anita
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Firmamento está cheia de coisas inusitaads. Primeiramente, o terreno. A residência situa-se em um terreno que foi comprado nos anos setena e que foi decidido construir algo somente agora por seu legítimo proprietário. è muito raro que alguém compre um terreno e demore trinta, quarenta anos para realizar uma construção.

Planta-Baixa Térreo

Segundo, não é normal que um casal de terceira idade fala uma nova residência com todos os móveis novos. E terceiro, não é com frequência que se realize uma casa em uma só planta, mas devido ao casal ser de terceira idade, assim foi feita.

© Mito Covarrubias

Tampouco é comum que se deixe a frente um espaço generoso para uma praça e um jardim voltado para a rua, emprestado ao espaço público ao invés de ser aproveitado como um jardim privativo, tornando-o um projeto inusitado. Isto acontece pois, como é um casal de maior idade, não necessitam de um jardim posterior para que alguém brinque. E como atrás da residência está o campo de golfe, o que lhe sobra o verde e por isto não se importou em dar uma praça, um jardim público à rua, fazendo do projeto algo totalmente fora de série.

© Mito Covarrubias

De outro modo, estas condições tão especiais ditam o partido da casa que faz com que os espaços mais importantes nos quais o casal se move durante todo o dia se voltem para o campo de golfe. Tanto a cozinha, sala, sala de jantar, estúdio, quarto e terraços. Somente dois quartos, que são os das visitas - onde eventualmente ficam os netos - não dão para o campo de golfe.

© Mito Covarrubias

As garagens tem acesso lateral, de gorma que os veículos não façam parte da fachada apesar de estarem no mesmo nível, gerando com este pátio e este acesso, uma recordação do que eram os saguões nas casas tapatías. Este espaço de transição entre o exterior e o interior leva a um átrio que possui uma peça muito particular do artista plástico Adrián Guerrero e que consiste em uma série de perfurações sobre a laje que deixam passar a luz do sol e as vezes a da lua, as quais, em certas ocasiões, conseguem refletir no piso e recriam o firmamento na data de nascimento do proprietário da residência. Isto é uma homenagem a ele, e é o que dá nome à casa.

© Mito Covarrubias

A Casa Firmamento é a soma de todas estas coisas tão inusitadas que resultam em um projeto bastante emocionante. Um retrato do proprietário octogenário, sentado neste saguão, feito por um fotógrafo da empresa, o faz parecer com o sorriso de um cliente feliz com sua residência.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Firmamento / Agraz Arquitectos" [Casa Firmamento / Agraz Arquitectos] 16 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627300/casa-firmamento-agraz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.