O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Agraz Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa Firmamento / Agraz Arquitectos

Casa Firmamento / Agraz Arquitectos

  • 12:00 - 16 Setembro, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Casa Firmamento / Agraz Arquitectos
Casa Firmamento  / Agraz Arquitectos, © Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

© Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias + 22

  • Gerente de Projeto

    Gabriela Villarreal
  • Colaboradores

    Miguel Sánchez, Juan Antonio Jaime, Humberto Dueñas, Blanca Moreno, Marc Steven Fernández, Javier H. Aguirre, Brenda Barrón, Javier Gutiérrez, Erick Martínez, Gabriel Gómez, Raúl Estrada, Oscar Aguirre, Fernanda Palma, Jessica Magaña
  • Construção

    Constructora DIO – Arquitectura, Edificación, Inversión, José Luis Navarro López, Nicolás Orozco Díaz
  • Renders

    RM3 Studio
  • Mais informações Menos informações
© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Firmamento está cheia de coisas inusitaads. Primeiramente, o terreno. A residência situa-se em um terreno que foi comprado nos anos setena e que foi decidido construir algo somente agora por seu legítimo proprietário. è muito raro que alguém compre um terreno e demore trinta, quarenta anos para realizar uma construção.

Planta-Baixa Térreo
Planta-Baixa Térreo

Segundo, não é normal que um casal de terceira idade fala uma nova residência com todos os móveis novos. E terceiro, não é com frequência que se realize uma casa em uma só planta, mas devido ao casal ser de terceira idade, assim foi feita.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Tampouco é comum que se deixe a frente um espaço generoso para uma praça e um jardim voltado para a rua, emprestado ao espaço público ao invés de ser aproveitado como um jardim privativo, tornando-o um projeto inusitado. Isto acontece pois, como é um casal de maior idade, não necessitam de um jardim posterior para que alguém brinque. E como atrás da residência está o campo de golfe, o que lhe sobra o verde e por isto não se importou em dar uma praça, um jardim público à rua, fazendo do projeto algo totalmente fora de série.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

De outro modo, estas condições tão especiais ditam o partido da casa que faz com que os espaços mais importantes nos quais o casal se move durante todo o dia se voltem para o campo de golfe. Tanto a cozinha, sala, sala de jantar, estúdio, quarto e terraços. Somente dois quartos, que são os das visitas - onde eventualmente ficam os netos - não dão para o campo de golfe.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

As garagens tem acesso lateral, de gorma que os veículos não façam parte da fachada apesar de estarem no mesmo nível, gerando com este pátio e este acesso, uma recordação do que eram os saguões nas casas tapatías. Este espaço de transição entre o exterior e o interior leva a um átrio que possui uma peça muito particular do artista plástico Adrián Guerrero e que consiste em uma série de perfurações sobre a laje que deixam passar a luz do sol e as vezes a da lua, as quais, em certas ocasiões, conseguem refletir no piso e recriam o firmamento na data de nascimento do proprietário da residência. Isto é uma homenagem a ele, e é o que dá nome à casa.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

A Casa Firmamento é a soma de todas estas coisas tão inusitadas que resultam em um projeto bastante emocionante. Um retrato do proprietário octogenário, sentado neste saguão, feito por um fotógrafo da empresa, o faz parecer com o sorriso de um cliente feliz com sua residência.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Agraz Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Firmamento / Agraz Arquitectos" [Casa Firmamento / Agraz Arquitectos] 16 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627300/casa-firmamento-agraz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.