Casa M / Estudio Aire

Casa M / Estudio Aire

© Walter Salcedo© Walter Salcedo© Walter Salcedo© Walter Salcedo+ 21

Rosario, Argentina
  • Arquitetos: Estudio Aire
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Walter Salcedo
  • Colaboradores:Gustavo Sattler, Damian Plouganou, Valeria Del Vecchio
  • Consultoria:Ing. Marcelo Soboleosky, Mariano Pellita
  • Construção:Guardati, Renzi, Kahanoff
  • Arquitetos Responsáveis:Juan Germán Guardati, Román Renzi, Virginia Kahanoff
  • Cidade:Rosario
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Walter Salcedo
© Walter Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A implicação espacial das operações formais constrói o argumento mais contundente desta obra.

Planta
Planta

Um simples volume de base retangular sofre um corte e um deslocamento horizontal. Deste modo, o espaço torna-se mais complexo e a morfologia segue controlada. Duas medidas regem as alturas da residência, até os 2,20 m são definidas as paredes e as aberturas, e desde aí até os 4,40 m gera-se o espaço da cobertura. Assim, surge uma topografia sinuosa sobre a cabeça dos habitantes e um contraste com a planície do solo dos pampas.

© Walter Salcedo
© Walter Salcedo

Tudo isto se torna mais dramático devido à manipulação da iluminação natural que é filtrada pelas claraboias distribuídas em toda a área.

Fachada
Fachada

Desde a rua a casa se torna hermética, mas desde o interior a percepção encontra um contraponto.

© Walter Salcedo
© Walter Salcedo

O programa de atividades privadas é desenvolvido dentro das caixas inferiores, dormitórios e banheiros são agrupados num volume maior, já a cozinha, lavanderia e depósito em outros menores. As atividades públicas da casa ficam delimitadas pela defasagem produzida pelo teto e um fechamento vertical de vidro em diferentes opacidades (transparente para o fundo do lote e translúcido para as laterais).

© Walter Salcedo
© Walter Salcedo

O uso do concreto aparente conjuga a estrutura de suporte, estrutura espacial e a expressão formal da casa. Este material é utilizado principalmente para o exterior, no entanto, como produto da disposição das peças constitutivas do conjunto, também está presente nas áreas comuns interiores.

Corte
Corte

Assim, novamente é produzida a oposição entre "o rústico e o cru", "o polido e o brilhante". A experiência do espaço é produzida através de uma materialização sintética mas com situações explicitamente diferenciadas e opostas.

© Walter Salcedo
© Walter Salcedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa M / Estudio Aire" [Casa M / Estudio Aire] 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627213/casa-m-estudio-aire> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.