O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Teatro
  4. Espanha
  5. Rafael de La-Hoz
  6. 2013
  7. Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz

  • 20:00 - 6 Setembro, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz
Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz, © Javier Callejas
© Javier Callejas

© Javier Callejas © Javier Callejas © Javier Callejas © Javier Callejas + 22

  • Diretor do Projeto

    Ángel Rolán
  • Arquitetos Colaboradores

    Liliana Borges, Lorenza Donati
  • Arquiteto Técnico

    Rafael Vegas
  • Maquetistas

    Víctor Coronel, Fernando Mont
  • Infografias

    Luis Muñoz, Daniel Roris
  • Assessor restaurador

    Eduardo Corona
  • Construtora

    Ferrovial
  • Mais informações Menos informações
© Javier Callejas
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Góngora de Córdoba está localizado em um terreno central do conjunto histórico da cidade, junto a área declarada Patrimônio da Humanidade, próximo a Plaza de las Tendillas e completamente integrado com a área comercial. Nesse projeto, o arquiteto Rafael de La-Hoz revitalizou a sala existente, com capacidade para 700 lugares, adicionando uma nova sala polivalente no terraço do edifício, aproveitando o espaço do antigo cinema de verão para criar uma sala coberta e fechada, eminentemente prática, funcional e completamente diáfana. Esse novo espaço procura tirar o máximo proveito do edifício, habilitando um tipo de lugar,que até agora, era inexistente em Córdoba. O projeto prevê ainda, uma quinta fachada de vidro para o antigo teatro.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

É uma aposta arriscada para um conceito de sala polivalente, teatro experimental ou "Black-box", que emerge como um corpo envidraçado sobre a sala do antigo teatro e cujos possíveis usos de multiplicam - teatro italiano ou frontal, cena central, sala de ensaios, platô, concertos de música, sala de exposições, conferências, apresentações, colóquios ou salão de baile/banquetes - graças a um espaço de 6m de altura livre sem localização pré-determinada ou fixa, nem do palco e nem da plateia. O palco pode ser montado segundo as necessidades em qualquer ponto da sala através de plataformas modulares.

© Javier Callejas
© Javier Callejas

Todo o espaço é coberto por uma estrutura tubular simples que permite a suspensão de todo tipo de elemento: focos, telas, auto-falantes, etc. que servem de apoio aos espetáculos. Quatro arquibancadas retráteis estão disponíveis para o público. A arquibancada principal possui uma configuração frontal clássica com a melhor visibilidade possível, podendo alcançar uma capacidade máxima de 200 lugares. As outras três arquibancadas podem criar diferentes distribuições do espaço em função do tipo de evento, programa, a capacidade prevista, ambientação desejada, etc. 

© Javier Callejas
© Javier Callejas

A intervenção mantem o uso cultural e de diversão para qual foi projetado o edifício, situado no coração da cidade de Córdoba, um centro onde é possível desenvolver uma grande variedade de atividades cênicas, musicais, eventos, atos, etc., com diferentes requerimentos, formatos e distribuições.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Revitalização do Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz" [Rehabilitación del Teatro Góngora de Córdoba / Rafael de la-Hoz] 06 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626877/revitalizacao-do-teatro-gongora-de-cordoba-rafael-de-la-hoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.