O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Banco
  4. Suécia
  5. 3XN
  6. 2014
  7. Swedbank / 3XN

Swedbank / 3XN

  • 13:00 - 29 Agosto, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Swedbank / 3XN
Swedbank / 3XN, © Adam Mõrk
© Adam Mõrk

© Adam Mõrk © Adam Mõrk © Adam Mõrk © Adam Mõrk + 26

  • Arquitetos

    3XN
  • Localização

    Landsvägen, Sundbyberg, Suécia
  • Área

    45000.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Engenharia

    P O Andersson Konstruktionsbyrå AB, Ikkab, Hillstatik
  • Paisagismo

    LAND Arkitektur AB
  • Interior

    Tengbom
  • Gerente de Projeto

    FORSEN PROJEKT AB
  • Cliente

    Humlegården Fastigheter
  • Locatário

    Swedbank
  • Área

    45.000 m2 com 2.500 escritórios (35.000 m2 escritórios, 10,000 m2 estacionamento)
  • Mais informações Menos informações
Swedbank / 3XN, © Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do 3XN para o Swedbank é uma interpretação inovadora dos valores fundamentais da organização; Abertura, Simplicidade e Cuidado - tudo se materializou em um espaço de escritórios moderno, com ênfase na transparência, simplicidade escandinava e um ambiente social dinâmico. Assim, a arquitetura é baseada diretamente no perfil da organização de um banco sólido e moderno interpretado através da filosofia do 3XN sobre o comportamento e a arquitetura.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Uma solução triplo-V elegante

O tema da arquitetura é uma estrutura triplo-V dobrada, que rompe o volume e cria um ambiente democrático convidativo em torno de novo edifício sede do Swedbank. Em primeiro lugar, a solução triplo-v significa que os funcionários estão localizados próximos uns dos outros em ilhas isoladas de trabalho, diferente dos escritórios tradicionais. Isso contribui para distâncias mais curtas, boa comunicação interna, contato visual e compartilhamento de conhecimento entre os departamentos. A localização dos átrios do exterior enfatiza a atitude extrovertida da organização, trazendo a luz do dia para o interior e proporcionando uma vista externa dos escritórios. Foi criado um edifício compacto, com uma superfície total menor, reduzindo o consumo de energia.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

As "pernas" dos V's estão conectadas através dos átrios por passarelas abertas que passam por todos os pavimentos, tornando-as mais do que atalhos internos com espaços de escritório extra e proporcionando o contato visual - elas também criam uma variação entre os pavimentos. Os pavimentos de escritórios, assim, possuem aberturas e espaços diferentes destinados a assegurar um ambiente de trabalho saudável, com uma escala clara e humana em um grande edifício.

Corte
Corte

Os dois pavimentos inferiores possuem um restaurante, instalações para conferências e área de recepção com fachadas de vidro, para enfatizar suas funções semi-públicas e abertura da organização para seu entorno.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Arquitetura que facilita a interação e o contato visual

No interior, os visitantes e os funcionários são recebidos por duas escadas em espiral, esculturais, que formam os eixos dos edifícios. Seu desenho é convidativo, uma forma de arquitetura que facilita a interação, o contato visual e a oportunidade de ver o edifício em uma perspectiva diferente.

Corte
Corte

A estrutura triplo-V com até sete pavimentos de escritórios foi construída ao longo dos dois menores pavimentos, criando um pórtico parcialmente coberto, que se estende sobre a base. A divisão da fachada complementa este arranjo funcional e decorativo, rompendo a superfície vertical em unidades mais compactas e geométricas.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

O pavimento do mercado financeiro é o coração do edifício e foi colocado diretamente sobre as áreas públicas. A alta intensidade e o seu interior condensado se contrasta pelos tetos altos.

Os outros pavimentos de escritórios possuem plantas livres, nas pontas dos V's, organizados como ilhas com instalações de serviços agrupados em um eixo central que atravessa o edifício. O eixo fornece uma circulação natural como o caminho mais curto através da construção e cria uma divisão natural em espaços menores como uma sala dentro de uma sala.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Os escritórios apresentam três tipos de ambiente: escritórios fixos tradicionais, um número de escritórios flexíveis usados ​​como estações de trabalho temporários por colegas visitantes, e uma série de espaços para rápidas reuniões informais. O desenho do interior flexível e variado cria dinamismo ao longo do dia.

O edifício também possui três terraços para fornecer aos funcionários uma zona de lazer com uma vista fantástica.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

A estratégia de sustentabilidade do Swedbank é ambiciosa. A nova sede recebeu uma certificação Gold do sistema de classificação de sustentabilidade sueca, o Miljöbyggnad.

Diagrama
Diagrama

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
3XN
Escritório
Cita: "Swedbank / 3XN" [Swedbank / 3XN] 29 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626145/swedbank-3xn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.