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Escola Leça do Balio / aNC arquitectos

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos
Escola Leça do Balio / aNC arquitectos, © Daniel Malhão
© Daniel Malhão

© Jorge Carvalho © Jorge Carvalho © Daniel Malhão © Daniel Malhão + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Dom Frei Manuel de Almeida de Vasconcelos, 4465, Portugal
  • Arquiteto responsável

    Teresa Novais
  • Líder de projeto

    Luísa Meneses
  • Equipe de projeto

    João Pedro Fernandes, Pedro Loureiro, Ana Bacelar
  • Área

    2736.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Paisagismo

    Victor Beiramar Diniz
  • Elétrica

    Gpic, Projectos, Instalações e Consultoria L.da
  • Mecânica

    Get, Gestão de Energia Térmica, Lda
  • Eficiência energética

    Miguel Nery
  • Contratante

    Norasil
  • Cliente

    Câmara Municipal de Matosinhos
  • Mais informações Menos informações
© Jorge Carvalho
© Jorge Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escola para 200 crianças do ciclo de educação básico e 40 crianças do jardim de infância em Leça do Balio.

© Jorge Carvalho
© Jorge Carvalho

Projetando para a cidade.

Localizado próximo a uma escola de ensino fundamental e médio, o novo edifício conforma, no nível da rua, a entrada de ambas as escolas. Uma rampa leva à escola existente e organiza a circulação das crianças do 2° e 3° ciclos, ao passo que dois blocos paralelos seguem a rampa e conformam playgrounds em diferentes níveis. As varandas, a rampa de entrada, o bloco de conexão e as escadas externas entrelaçam o tecido construído com os espaços externos.

© Daniel Malhão
© Daniel Malhão

Modulando os espaços com luz natural
A adaptação do edifício à rampa é acentuada pelas diferenças de gabaritos entre os blocos, que gera dois pés-direitos distintos: um mais baixo para as salas de aula e um mais alto para as instalações comuns como a cafeteria, o ginásio e a biblioteca. Nas salas de aula, orientadas para norte, a atmosfera neutra se torna íntima com suas janelas baixas voltadas para a paisagem. As áreas comuns são voltadas para sul, recebendo abundante incidência solar. Diversas claraboias pontuam as salas de aula e demais instalações do quadrante sul e as circulações no quadrante leste. 

Axonométrica
Axonométrica

Criando um espaço de uso indefinido

Por outro lado, o espaço central que abriga a entrada e conecta os dois níveis internos permite, pela generosidade de suas dimensões, usos indefinidos. Externamente, esse bloco de conexão expressa sua ambiguidade: identifica-se com a rampa de entrada e se prolonga para cobrir o playground.

© Daniel Malhão
© Daniel Malhão

Abertura e disponibilidade

As superfícies de conotações "pétreas", como o concreto em diversas texturas e cores e a areia, temperadas pelas superfícies de conotações orgânicas, como a madeira e a cortiça, reforçam a identidade familiar do edifício: sólido, seguro, disponível e aberto a todas as experiências. 

Corte
Corte

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola Leça do Balio / aNC arquitectos" [Leça do Balio School / aNC arquitectos] 25 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625964/escola-leca-do-balio-anc-arquitectos> ISSN 0719-8906