Escola Leça do Balio / aNC arquitectos

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 2 de 17Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 3 de 17Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 4 de 17Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 5 de 17Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Mais Imagens+ 12

  • Arquiteto Responsável: Teresa Novais
  • Líder De Projeto: Luísa Meneses
  • Equipe De Projeto: João Pedro Fernandes, Pedro Loureiro, Ana Bacelar
  • Paisagismo: Victor Beiramar Diniz
  • Elétrica: Gpic, Projectos, Instalações e Consultoria L.da
  • Mecânica: Get, Gestão de Energia Térmica, Lda
  • Contratante: Norasil
  • Energy Efficiency: Miguel Nery
  • Cliente: Câmara Municipal de Matosinhos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 2 de 17
© Jorge Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escola para 200 crianças do ciclo de educação básico e 40 crianças do jardim de infância em Leça do Balio.

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 6 de 17
© Jorge Carvalho

Projetando para a cidade.

Localizado próximo a uma escola de ensino fundamental e médio, o novo edifício conforma, no nível da rua, a entrada de ambas as escolas. Uma rampa leva à escola existente e organiza a circulação das crianças do 2° e 3° ciclos, ao passo que dois blocos paralelos seguem a rampa e conformam playgrounds em diferentes níveis. As varandas, a rampa de entrada, o bloco de conexão e as escadas externas entrelaçam o tecido construído com os espaços externos.

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 10 de 17
© Daniel Malhão

Modulando os espaços com luz natural
A adaptação do edifício à rampa é acentuada pelas diferenças de gabaritos entre os blocos, que gera dois pés-direitos distintos: um mais baixo para as salas de aula e um mais alto para as instalações comuns como a cafeteria, o ginásio e a biblioteca. Nas salas de aula, orientadas para norte, a atmosfera neutra se torna íntima com suas janelas baixas voltadas para a paisagem. As áreas comuns são voltadas para sul, recebendo abundante incidência solar. Diversas claraboias pontuam as salas de aula e demais instalações do quadrante sul e as circulações no quadrante leste. 

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 11 de 17
Axonométrica

Criando um espaço de uso indefinido

Por outro lado, o espaço central que abriga a entrada e conecta os dois níveis internos permite, pela generosidade de suas dimensões, usos indefinidos. Externamente, esse bloco de conexão expressa sua ambiguidade: identifica-se com a rampa de entrada e se prolonga para cobrir o playground.

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 7 de 17
© Daniel Malhão

Abertura e disponibilidade

As superfícies de conotações "pétreas", como o concreto em diversas texturas e cores e a areia, temperadas pelas superfícies de conotações orgânicas, como a madeira e a cortiça, reforçam a identidade familiar do edifício: sólido, seguro, disponível e aberto a todas as experiências. 

Escola Leça do Balio / aNC arquitectos - Imagem 15 de 17
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Dom Frei Manuel de Almeida de Vasconcelos, 4465, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Leça do Balio / aNC arquitectos" [Leça do Balio School / aNC arquitectos] 25 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625964/escola-leca-do-balio-anc-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.