Apartamento Rocha / CaSA

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 2 de 84Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 3 de 84Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 4 de 84Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 5 de 84Apartamento Rocha / CaSA - Mais Imagens+ 79

  • Arquitetos: CaSA
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberto Ruiz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Compac
Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 42 de 84
© Roberto Ruiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa era transformar este apartamento negligenciado e muito mal organizado em uma atrativa residência de férias. A propriedade se localiza em uma rua extremamente central, exatamente entre a Plaza Catalunya e a Plaza Universitat, no sexto pavimento de uma edificação em estilo Art Nouveau. No entanto, este último pavimento fora construído nos anos 60 e não tem mesmo o charme do resto do edifício.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 82 de 84
Axonométrica

Para atender esta premissa, os espaços tiveram que ser completamente repensados e todas as partições existentes precisaram ser demolidas. O orçamento estava apertado e foram necessárias soluções inteligentes para completar as necessidades proporcionando uma atmosfera contemporânea e atrativa para férias.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 71 de 84
© Roberto Ruiz

Nosso cliente exigiu quatro quartos. Quatro novos banheiros foram criados, dos quais apenas um não está ligado a um quarto. A cozinha foi deslocada para fazer parte de um estar maior e proporcionar espaço para um quarto extra.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 67 de 84
© Roberto Ruiz

A escolha dos materiais incluiu um piso de microcimento cinza fosco, madeira natural e painéis de cores diferentes em cada banheiro. Os demais espaços foram pintados de branco.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 62 de 84
© Roberto Ruiz

A área diurna foi completamente aberta e incluiu o que antes era um amplo espaço de entrada, transformando-o numa nova e iluminada área de estar.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 55 de 84
© Roberto Ruiz

Atenção especial foi dada para à criação da nova zona, uma área de relaxamento entre o interior e o exterior. O terraço que havia sido fechado anos atrás com um telhado e janelas com esquadrias de alumínio foi agora retomado, aberto e estendido em direção ao exterior. A área interna foi elevada ao mesmo nível da externa. Nós utilizamos telhas de terracota "rasilla" típicas para revestir o piso e criamos assentos de alvenaria que estão por toda a área de relaxamento. Um destes assentos fica exatamente abaixo de uma janela, permitindo que se possa sentar e olhar para o interior ou exterior. Ao se estender as ripas da cobertura de madeira através da parede da fachada, a parte do terraço é visualmente estendida para a área de relaxamento interior. As paredes internas também foram revestidas com o mesmo reboco utilizado nas paredes do terraço.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 75 de 84
Planta Baixa

No lado oposto, uma mesa de bar se prolonga para fora através da janela em arco feita recentemente, formando uma mesa de jantar. 

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 33 de 84
© Roberto Ruiz

As estruturas tubulares brancas são um dos temas considerados durante todo o projeto. Elas foram projetadas e personalizadas a partir de tubos brancos e superfícies Compac de cores claras e conformam a mesa do terraço e do bar, assim como na ilha da cozinha, o painel da entrada e todos os banheiros. O bloco da ilha da cozinha permite que se cozinhe voltado para a área de estar. Além disso, a mesma superfície do fogão elétrico se prolonga e cria uma mesa de jantar para seis pessoas.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 24 de 84
© Roberto Ruiz

A parede da cozinha têm acabamento em azulejo cerâmico branco fosco que também reveste a prateleira. Esta prateleira apresentam uma luminária embutida que ilumina o balcão da cozinha.

Uma grande porta de madeira pivotante dá acesso à área noturna. Quando a porta está fechada, a cor azul-petróleo das paredes e telhado parecem enquadrar a madeira através do buraco branco utilizado como maçaneta da porta.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 70 de 84
© Roberto Ruiz

O mesmo detalhe do tubo branco reaparece no guarda-corpo do corredor do closet, escondendo a máquina de lavar roupa e eletrodomésticos, e, novamente, nas luminárias de led da Cronek no foro.

O primeiro quarto é o menor de todos e não possui banheiro próprio. Duas de suas paredes são recobertas por cortinas que vão do chão ao teto.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 78 de 84
Planta Baixa

O banheiro comum, revestido com azulejo cerâmico azul e argamassa amarelo brilhante, se abre para um pequeno pátio iluminado que foi recuperado e preenchido com plantas, seu chuveiro conta com uma janela com vista para a vegetação.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 59 de 84
© Roberto Ruiz

Os quatro quartos de casal são simples e quase básicos, mas detalhados. Duas camadas de cortina do chão ao teto amenizam a atmosfera criada pelo microcimento no piso de todo o apartamento; estas cortinas agem difundindo ou bloqueando a luz. Bancos pintados com o mesmo ton azul-petróleo do corredor são usados como mesa de cabeceira.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 69 de 84
© Roberto Ruiz

Em dois dos três quartos os banheiros se abrem para o espaço para revelar um painel de telhas de cerâmica colorida, rosa, amarelo ou verde claro, rebocado com uma cor contrastante.

Os chuveiros também se abrem para os quartos, separados por uma grande divisória de vidro. Nas últimas duas suítes os lavatórios são montados sobre as estruturas de tubo branco especialmente projetadas, deixando os espaços abertos. Os espelhos quadrados inclinados permitem que exista a reflexão sem bloquear a luz natural. Os mesmos tubos são utilizados para criar toalheiros e suportes para pendurar as roupas.

Apartamento Rocha / CaSA - Imagem 47 de 84
© Roberto Ruiz

Nas paredes acima das camas e na entrada escolhemos pendurar o belo trabalho gráfico do artista holandês Sigrid Calon, que corresponde muito bem à linguagem do apartamento. Os assentos e a mesa de chá da sala de estar são da empresa de móveis Lobster's Day, de Barcelona. As almofadas da área de relaxamento são feitas sob medida com um tecido japonês com um motivo que recorda a janela, o nicho e a cúpula do lado de fora.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Rocha / CaSA" [Rocha Apartment / CaSA] 22 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625860/apartamento-rocha-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.