79 Building / Pedro Mendes Arquitectos

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 2 de 3079 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 3 de 3079 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 4 de 3079 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 5 de 3079 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos Responsáveis: Luis Diaz-Mauriño, Pedro Mendes
  • Equipe De Projeto: Patrícia Costa Horta, Pedro Marques Alves, Tiago Marcelino Cruz e Pablo Martín Palomeque
  • Empreendedora: Raquel&Abreu SA
  • Engenharia: Manuel António Ferreira
  • Companhia: Guimar, lda
  • Cliente: Raquel&Abreu, lda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
79 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 9 de 30
© Jorge Lopez Conde

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos se localiza entre duas referências arquitetônicas da cidade. De um lado o edifício Parnaso (1954), uma referência de arquitetura moderna, e de outro lado a Casa da Música, de Rem Koolhaas, construída quase 50 anos depois.No lugar de uma antiga casa, uma silhueta serrilhada emerge com uma sequência irregular de aberturas zenitais. 

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 26 de 30
Plantas

Uma fachada azul esverdeada anuncia a presença da habitação e comércio na estrutura urbana do Porto. Variações nas persianas registram as diferentes formas de ocupação dos habitantes.

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 21 de 30
© Jorge Lopez Conde

A proposta trabalhou em torno de uma constante observada na forma como as quadras foram sendo ocupadas no centro da cidade: através de lotes estreitos e alongados. Para garantir uma relação urbana com o entorno, a construção seguiu um desenho regular de fachada. Com o passar dos anos o volume principal se espalhou lentamente, recebendo sucessivos anexos.

Esse crescimento e sobreposição gerou complexas articulações entre o público, a esfera privada, a rua, o comércio, as habitações, os terraços e o jardim. Dois conjuntos de claraboias definem as áreas que pertenciam originalmente à família proprietária: o comércio com acesso ao jardim e, na cobertura, a casa e estúdio com vista para o mar. Entre estes dois programas, apartamentos à venda. 

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 8 de 30
© Jorge Lopez Conde

O processo de trabalho transitou entre a mistura de referências dos dois lados da Península Ibérica. A amizade dos dois autores gerou uma série de fachadas especulativas para Lisboa, Madri e Porto, onde ambos viveram há 20 anos. Além disso, também tivemos que lidar com a insensatez de situações kafkianas: a legislação, a burocracia, a administração municipal e, infelizmente, a dificuldade econômica dos últimos anos.

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos - Imagem 20 de 30
© Jorge Lopez Conde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Nossa Senhora Fátima 384, 4050-428 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "79 Building / Pedro Mendes Arquitectos" [79 Building / Pedro Mendes Arquitectos] 21 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625801/79-building-pedro-mendes-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.