O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Portugal
  5. Pedro Mendes Arquitectos
  6. 2013
  7. 79 Building / Pedro Mendes Arquitectos

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos
79 Building / Pedro Mendes Arquitectos, © Jorge Lopez Conde
© Jorge Lopez Conde

© Jorge Lopez Conde © André Martins © Jorge Lopez Conde © Jorge Lopez Conde + 30

© Jorge Lopez Conde
© Jorge Lopez Conde

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos se localiza entre duas referências arquitetônicas da cidade. De um lado o edifício Parnaso (1954), uma referência de arquitetura moderna, e de outro lado a Casa da Música, de Rem Koolhaas, construída quase 50 anos depois.No lugar de uma antiga casa, uma silhueta serrilhada emerge com uma sequência irregular de aberturas zenitais. 

Plantas
Plantas

Uma fachada azul esverdeada anuncia a presença da habitação e comércio na estrutura urbana do Porto. Variações nas persianas registram as diferentes formas de ocupação dos habitantes.

© Jorge Lopez Conde
© Jorge Lopez Conde

A proposta trabalhou em torno de uma constante observada na forma como as quadras foram sendo ocupadas no centro da cidade: através de lotes estreitos e alongados. Para garantir uma relação urbana com o entorno, a construção seguiu um desenho regular de fachada. Com o passar dos anos o volume principal se espalhou lentamente, recebendo sucessivos anexos.

79 Building / Pedro Mendes Arquitectos, © Jorge Lopez Conde
© Jorge Lopez Conde

Esse crescimento e sobreposição gerou complexas articulações entre o público, a esfera privada, a rua, o comércio, as habitações, os terraços e o jardim. Dois conjuntos de claraboias definem as áreas que pertenciam originalmente à família proprietária: o comércio com acesso ao jardim e, na cobertura, a casa e estúdio com vista para o mar. Entre estes dois programas, apartamentos à venda. 

© Jorge Lopez Conde
© Jorge Lopez Conde

O processo de trabalho transitou entre a mistura de referências dos dois lados da Península Ibérica. A amizade dos dois autores gerou uma série de fachadas especulativas para Lisboa, Madri e Porto, onde ambos viveram há 20 anos. Além disso, também tivemos que lidar com a insensatez de situações kafkianas: a legislação, a burocracia, a administração municipal e, infelizmente, a dificuldade econômica dos últimos anos.

© Jorge Lopez Conde
© Jorge Lopez Conde

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "79 Building / Pedro Mendes Arquitectos" [79 Building / Pedro Mendes Arquitectos] 21 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625801/79-building-pedro-mendes-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.