O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. DT Estúdio
  6. 2013
  7. Casa de Vila Campo Belo / DT Estúdio

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa de Vila Campo Belo / DT Estúdio

Casa de Vila Campo Belo / DT Estúdio
Casa de Vila Campo Belo / DT Estúdio, © Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio

© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio © Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio © Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio © Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio + 25

© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio

"Um casal de arquitetos do DT Estúdio, durante um dos seus passeios de bicicleta, passou em frente a uma vila no bairro Campo Belo, São Paulo e resolveu dar uma olhada. A vila era singela, composta por sete casas com fachadas preservadas, sendo que nenhuma havia sido posta a venda nos últimos dez anos. Naquele momento uma estava com uma placa de vende-se. O casal imediatamente começou a sonhar e fazer planos. Era tudo que eles queriam: Uma casa com 100m², charmosa, corredor lateral que poderia vir a ser um jardim, edícula que poderia ser um escritório / quarto de hóspedes, circulação eficiente e quartos amplos. No dia seguinte, eles ligaram para a imobiliária e em seguida fecharam o negócio.A maior fonte de inspiração para o projeto seria a própria casa que, havia sido mantida em estado muito próximo ao original. O casal não demorou muito a definir o conceito: 

© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio

As características gerais da casa seriam mantidas e as intervenções seriam destacadas, criando-se assim uma nova e moderna identidade para a residência. A primeira modificação feita foi a retirada da parede que separava a cozinha da sala de estar e jantar, criando-se um amplo ambiente multiuso. Para tanto, foi necessário um reforço estrutural. A nova viga metálica foi deixada aparente.

Corte
Corte

A edícula foi completamente modificada para abrigar a área de serviço e escritório com banheiro reversível para suíte de hóspedes. Um caixilho de três folhas, duas de vidro e uma com tela permitiria que ambos espaços fossem abertos para o jardim. Destacamos aqui o charmoso piso de ladrilhos hidráulicos de três cores da área externa e da edícula.

© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio

O vitrô da cozinha deu lugar a duas portas de correr e a sala recebeu um piso de madeira com novo formato e outra paginação. Da área externa pode-se ver o amplo espaço composto por cozinha, jantar e estar.

Planta
Planta

Uma atenção especial foi dedicada ao ambiente multiuso: A paleta de cores composta por azuis e cinzas foi equilibrada com os tons quentes do piso de madeira Pequiá e da parede de tijolos aparentes. Na cozinha, o tecnocimento contrasta com os armários vermelhos e brancos. A bancada é de Caesarstone Osprey. Quanto à iluminação, a sanca original da sala foi "espelhada" para a cozinha, criando-se uma distribuição homogênea de luz. Arandelas de vidro (bolinhas), um pendente Chouchin da Foscarini no jantar e uma luminária Parentesi como abajour foram propostas para iluminação localizada. Uma abertura rente ao piso da cozinha permite a visão do jardim e mantém a privacidade.

© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio

Foram mantidas as janelas de madeira dos quartos bem como as grades de ferro das janelas e dos guarda-corpos. A decoração partiu do desejo por ambientes alegres, práticos e confortáveis e do gosto pessoal dos proprietários e arquitetos: Móveis antigos de madeira escura, herdados e com valor sentimental, foram mesclados com peças contemporâneas de madeira clara e visual limpo.

© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
© Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio

Os quartos tiveram o seu piso original de tacos de Peroba Rosa restaurado e as suas portas pintadas de azul. O banheiro do pavimento superior foi completamente reestruturado para um melhor aproveitamento do espaço. Destaque para o piso de ladrilhos hidráulicos com paginação espinha de peixe e o seu contraste com o branco geral."

Ver a galeria completa

Cita: "Casa de Vila Campo Belo / DT Estúdio" [Vila Campo Belo House / DT Estúdio] 20 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625747/casa-de-vila-campo-belo-dt-estudio> ISSN 0719-8906