Casa em Ladera / Virgilio Gutiérrez Herreros

Casa em Ladera / Virgilio Gutiérrez Herreros - Mais Imagens+ 8

Santa Cruz de Tenerife, Espanha
  • Arquiteto Técnico: Antonio González Méndez
  • Construtora: DOSEL, S.L. + FREWE, S.L
  • Arquitetos Colaboradores: Attenya Campos de Armas, Fermín Delgado Perera, Iván Ascanio Delgado
  • Cidade: Santa Cruz de Tenerife
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Ramón Oller

Descrição enviada pela equipe de projeto. San Cristóbal de La Laguna é uma cidade localizada no interior da ilha de Tenerife, Ilhas Canárias, cujo núcleo histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1999 por ser o único exemplo de cidade colonial espanhola não murada. Fundada no final do século XV e habitada atualmente por cerca de 150 mil pessoas, a cidade se estende por uma planície cercada de montanhas. 

© José Ramón Oller

Uma dessas montanhas é La Mesa Mota, uma pequena colina que se eleva como um mirante sobre a cidade. Em um de seus declives, junto ao caminho que vai desde a periferia da cidade e os campos de cultivo até seu topo, se localiza a casa aqui descrita.

© José Ramón Oller

O projeto questiona a tipologia da residência unifamiliar quanto à construção da paisagem e à relação objeto/natureza; a ambiguidade imensamente reflexiva e criativa entre o artificial  - resultado das restrições e condições racionalizadas - e o natural - espontâneo e surpreendente. 

© José Ramón Oller

Ambiguidade implícita na localização da casa, exatamente na fronteira entre o solo urbano e o solo natural. Equívoco traduzido e aproveitado nas decisões que guiaram o projeto. O volume se ergue sobre o aclive e se reveste completamente de vegetação. O objeto, que à primeira vista parece quase se mesclar à montanha, escapa à mimetização com o lugar: a casa tem seu revestimento em chapas metálicas onduladas, um material que contrasta com o verde da montanha ao fundo. 

© José Ramón Oller

A casa questiona, assim, a construção da paisagem em seus limites e a relação objeto/natureza na adequação de uma tipologia de residência unifamiliar voltada para o uso, na qual prevaleçam as relações com o território preexistente: a adaptação topográfica, perspectivas para a paisagem, proteção contra os ventos dominantes e aproveitamento da orientação solar.

© José Ramón Oller

O projeto responde a um processo de reflexão vinculado a trabalhos anteriores significativos pelo empenho em experimentar - seja com aspectos funcionais e econômicos ou com as exigências do cliente - através da reinterpretação e reconstrução dos lugares. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Ladera / Virgilio Gutiérrez Herreros" [Casa en Ladera / Virgilio Gutiérrez Herreros] 17 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625569/casa-em-ladera-virgilio-gutierrez-herreros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.