O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. México
  5. Miguel Montor
  6. 2013
  7. Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor
Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 53

  • Arquitetos

  • Localização

    Zaragoza 61, Colonia la Capilla, 76176 Santiago de Querétaro, Querétaro, México
  • Área

    2500.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Consequência do masterplan de consolidação do Nuevo Continente School Querétaro Campus, este edifício é o mais extenso e complexo dentro deste campus estudantil, tanto por sua localização como por ser destinado ao nível com maior número de estudantes; assim, a tarefa mais difícil foi construí-lo em duas etapas, relocando apenas metade dos estudantes enquanto a outra metade continuava a ocupar as antigas salas de aula. A escola não deixou de funcionar um único dia durante a construção da nova estrutura.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Isso determinou em grande medida a morfologia da proposta arquitetônica, uma sequência de módulos definida pelo uso das salas de aula - que são separadas umas das outras por terraços em diferentes níveis. Essa é a principal característica do objeto arquitetônico: nenhuma sala de aula se localiza exatamente ao lado de outra, há sempre um pátio, terraço ou jardim entre elas. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Uma grande rampa para pedestres localizada no núcleo do edifício dinamiza os fluxos e proporciona acesso a todos os três níveis pelos quais o programa se distribui, ilustrando com um conceito que é essencial para a escola: acesso e circulação livre para todos os edifícios através de rampas.

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

A materialidade do edifício se mostra simples e inequívoca: uma linguagem "estrutural" e rígida, aplicada de forma absolutamente simétrica, que expõe uma ordem clara na concepção desses espaços educacionais. A estrutura de concreto aparente constitui a imagem final do edifício que, juntamente com as fachada prefabricadas de cor bege e os pisos e guarda-corpos de cor vermelha, determina a tectônica do edifício. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Nesta proposta arquitetônica o projeto paisagístico desempenha um papel fundamental na consolidação tanto dos espaços como da experiência espacial nos diferentes ambientes da escola. O contato dos estudantes e funcionários com a vegetação é essencial neste projeto.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Uma vez mais, a questão do tempo de execução se provou vital para o projeto do edifício. Assim, a estrutura foi projetada visando a pré-fabricação, que aumenta a eficiência da construção e, consequentemente, diminui o tempo da obra. Além disso, a modulação das salas de aula e a concepção de cada espaço com o mínimo de revestimentos tornou possível a montagem do edifício em apenas seis meses. 

Diagrama
Diagrama

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor" [Primaria Nuevo Continente / Miguel Montor] 13 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625427/escola-primaria-nuevo-continente-miguel-montor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.