O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. México
  5. Miguel Montor
  6. 2013
  7. Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor
Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 53

  • Arquitetos

  • Localização

    Zaragoza 61, Colonia la Capilla, 76176 Santiago de Querétaro, Querétaro, México
  • Área

    2500.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Consequência do masterplan de consolidação do Nuevo Continente School Querétaro Campus, este edifício é o mais extenso e complexo dentro deste campus estudantil, tanto por sua localização como por ser destinado ao nível com maior número de estudantes; assim, a tarefa mais difícil foi construí-lo em duas etapas, relocando apenas metade dos estudantes enquanto a outra metade continuava a ocupar as antigas salas de aula. A escola não deixou de funcionar um único dia durante a construção da nova estrutura.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Isso determinou em grande medida a morfologia da proposta arquitetônica, uma sequência de módulos definida pelo uso das salas de aula - que são separadas umas das outras por terraços em diferentes níveis. Essa é a principal característica do objeto arquitetônico: nenhuma sala de aula se localiza exatamente ao lado de outra, há sempre um pátio, terraço ou jardim entre elas. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Uma grande rampa para pedestres localizada no núcleo do edifício dinamiza os fluxos e proporciona acesso a todos os três níveis pelos quais o programa se distribui, ilustrando com um conceito que é essencial para a escola: acesso e circulação livre para todos os edifícios através de rampas.

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

A materialidade do edifício se mostra simples e inequívoca: uma linguagem "estrutural" e rígida, aplicada de forma absolutamente simétrica, que expõe uma ordem clara na concepção desses espaços educacionais. A estrutura de concreto aparente constitui a imagem final do edifício que, juntamente com as fachada prefabricadas de cor bege e os pisos e guarda-corpos de cor vermelha, determina a tectônica do edifício. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Nesta proposta arquitetônica o projeto paisagístico desempenha um papel fundamental na consolidação tanto dos espaços como da experiência espacial nos diferentes ambientes da escola. O contato dos estudantes e funcionários com a vegetação é essencial neste projeto.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Uma vez mais, a questão do tempo de execução se provou vital para o projeto do edifício. Assim, a estrutura foi projetada visando a pré-fabricação, que aumenta a eficiência da construção e, consequentemente, diminui o tempo da obra. Além disso, a modulação das salas de aula e a concepção de cada espaço com o mínimo de revestimentos tornou possível a montagem do edifício em apenas seis meses. 

Diagrama
Diagrama
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor" [Primaria Nuevo Continente / Miguel Montor] 13 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625427/escola-primaria-nuevo-continente-miguel-montor> ISSN 0719-8906