Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 2 de 53Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 3 de 53Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 4 de 53Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 5 de 53Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Mais Imagens+ 48

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos: Miguel Montor
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Projeto Estrutural: Juan José Larios
  • Construtora: Juvencio Álvarez
  • Paisagismo: Hugo Sánchez y Tonatiuh Martínez
  • Cidade: Santiago de Querétaro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 6 de 53
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Consequência do masterplan de consolidação do Nuevo Continente School Querétaro Campus, este edifício é o mais extenso e complexo dentro deste campus estudantil, tanto por sua localização como por ser destinado ao nível com maior número de estudantes; assim, a tarefa mais difícil foi construí-lo em duas etapas, relocando apenas metade dos estudantes enquanto a outra metade continuava a ocupar as antigas salas de aula. A escola não deixou de funcionar um único dia durante a construção da nova estrutura.

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 7 de 53
© Onnis Luque

Isso determinou em grande medida a morfologia da proposta arquitetônica, uma sequência de módulos definida pelo uso das salas de aula - que são separadas umas das outras por terraços em diferentes níveis. Essa é a principal característica do objeto arquitetônico: nenhuma sala de aula se localiza exatamente ao lado de outra, há sempre um pátio, terraço ou jardim entre elas. 

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 9 de 53
© Onnis Luque

Uma grande rampa para pedestres localizada no núcleo do edifício dinamiza os fluxos e proporciona acesso a todos os três níveis pelos quais o programa se distribui, ilustrando com um conceito que é essencial para a escola: acesso e circulação livre para todos os edifícios através de rampas.

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 23 de 53
Planta do primeiro pavimento

A materialidade do edifício se mostra simples e inequívoca: uma linguagem "estrutural" e rígida, aplicada de forma absolutamente simétrica, que expõe uma ordem clara na concepção desses espaços educacionais. A estrutura de concreto aparente constitui a imagem final do edifício que, juntamente com as fachada prefabricadas de cor bege e os pisos e guarda-corpos de cor vermelha, determina a tectônica do edifício. 

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 20 de 53
© Onnis Luque

Nesta proposta arquitetônica o projeto paisagístico desempenha um papel fundamental na consolidação tanto dos espaços como da experiência espacial nos diferentes ambientes da escola. O contato dos estudantes e funcionários com a vegetação é essencial neste projeto.

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 18 de 53
© Onnis Luque

Uma vez mais, a questão do tempo de execução se provou vital para o projeto do edifício. Assim, a estrutura foi projetada visando a pré-fabricação, que aumenta a eficiência da construção e, consequentemente, diminui o tempo da obra. Além disso, a modulação das salas de aula e a concepção de cada espaço com o mínimo de revestimentos tornou possível a montagem do edifício em apenas seis meses. 

Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor - Imagem 32 de 53
Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zaragoza 61, Colonia la Capilla, 76176 Santiago de Querétaro, Querétaro, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola primária Nuevo Continente / Miguel Montor" [Primaria Nuevo Continente / Miguel Montor] 13 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625427/escola-primaria-nuevo-continente-miguel-montor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.