Casa LB Piura / Riofrio+Rodrigo Arquitectos

Casa LB Piura  / Riofrio+Rodrigo Arquitectos - Mais Imagens+ 18

  • Equipe De Projeto: Miguel Seminario, Yvonn Jhong
  • Arquitetos Responsáveis: Roberto Riofrío Navarro, Micaela Rodrigo Graña
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Barranzuela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado na cidade de Piura, onde a característica principal do lugar é o intenso calor durante todo o ano. Por esta razão o terraço se converte no principal ambiente social, sendo o mais utilizado da casa. A proposta do projeto tem como ponto inicial a locação central do terraço.

Planta - Térreo

Comprimimos a volumetria compacta da casa para que o acesso desde a rua dirija as pessoas imediatamente a este ambiente, e rapidamente as conecte novamente ao exterior, através do jardim posterior. Os demais ambientes sociais, sala de estar e jantar, acompanham em ambos os lados o terraço, o envolvendo.

© Fernando Barranzuela

A casa joga com a imagem de um volume fechado e pesado desde o exterior, o qual contrasta com os ambientes amplos e iluminados interiores. O propósito disto é dar privacidade com respeito à rua e maximizar a sensação de intimidade para a família. Esta mudança de percepção do volume, hermético desde fora mas de espaços dinâmicos e iluminados em seu interior, é percebida com claridade ao percorrer o pátio e chegar ao hall de pé-direito duplo.

© Fernando Barranzuela

Tijolos a vista, concreto aparente, pedra natural nos recorda o rústico, apesar de estarem inseridos na ambiência de uma arquitetura com linhas claras. A leitura da casa introvertida é intensificada por esses materiais. Uma vez definido o planejamento inicial o projeto se ajustou ao terreno buscando maximizar o fluxo de ar e ventilação cruzada no interior dos ambientes e minimizar o impacto direto da luz solar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LB Piura / Riofrio+Rodrigo Arquitectos" [House LB Piura / Riofrio+Rodrigo Arquitectos] 12 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625404/casa-lb-piura-riofrio-mais-rodrigo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.