O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. carlos gomez + eva alvarez
  6. 2013
  7. Uma casa entre empenas / carlos gomez + eva alvarez

Uma casa entre empenas / carlos gomez + eva alvarez

Uma casa entre empenas / carlos gomez + eva alvarez
Uma casa entre empenas / carlos gomez + eva alvarez, © Carlos Gómez
© Carlos Gómez

© Carlos Gómez © Carlos Gómez © Carlos Gómez © Carlos Gómez + 26

© Carlos Gómez
© Carlos Gómez

Dos arquitetos: Um projeto aparentemente simples, num lugar tranquilo... o programa mais ou menos habitual de uma casa unifamiliar localizada num lugar especial para os clientes. Contudo, neste projeto nada foi resolvido tão rapidamente como inicialmente previsto. Nesta casa tudo gira em torno da escada que se ajusta para aproveitar as características do terreno e de um corte escalonado que alinha a cota zero exterior ao nível do salão-cozinha-sala de jantar.

Implantação
Implantação

O entorno foi decisivo: o terreno escolhido era precisamente este porque estava junto à uma Falla - associação festiva-cultural valenciana - em Massanassa, associação a qual a família é bastante vinculada, e que recai numa pequena praça onde a cada ano, na noite de 19 de março, é queimada uma falla - um monumento de cartolina e madeira - e que, além disso, acolhe todos os atos festivos e públicos desta associação. A casa deveria, então, se transformar em uma grande varanda para o tal acontecimento e a planta do térreo servir como um generoso espaço de reunião.

© Carlos Gómez
© Carlos Gómez

O programa inclui uma garagem para dois carros e um jardim com piscina, além de uma zona de entretenimento com adega, uma área de trabalho e um armário para trajes típicos falleros, que também pode ser utilizado como closet. Este programa pôde ser desenvolvido apesar das dimensões do terreno e dos problemas em relação à orientação e melhores vistas. O resultado é um programa distribuído em plantas sobrepostas conectadas por uma escada e um elevador, que se convertem no núcleo que é o centro formal da proposta.

Corte
Corte

A escada foi desenhada com todo o detalhe e cuidado possível, ajustando seu traçado tanto às diferentes alturas entre pavimentos, como às distintas disposições da circulação principal em cada pavimento. Foi desenhada como o objeto-móvel principal da casa, combinando planos opacos e transparentes, ampliando a percepção interior-exterior. Por outro lado, pesquisamos minuciosamente os materiais utilizados e detivemos muita atenção ao projeto luminotécnico e aos detalhes de marcenaria, convertendo tal núcleo numa peça totalmente ajustada às especificidades da situação. Tudo gira em torno deste elemento.

© Carlos Gómez
© Carlos Gómez

Pretende-se que a casa direcione sua atividade e uso diário para a  melhor orientação - a sul - e o melhor espaço - o jardim que conta com um grande jacarandá. Assim, a cota zero é dividia em dois níveis: no térreo a cota zero é o nível da rua, cuja porta da garagem se retrai quase totalmente e permite a celebração de festas e encontros. Já no primeiro pavimento a casa recupera a cota zero para usufruir a continuidade do espaço interno em direção a um pequeno jardim com uma piscina e boa orientação solar. 

© Carlos Gómez
© Carlos Gómez

As fachadas são resultantes de suas diferentes orientações e funções. Por exemplo, a fachada norte tem como exigência principal manter-se segura e, sobretudo, garantir iluminação e ventilação natural aos ambientes internos. Ela também pode se converter numa grande varanda para reuniões familiares. 

Corte
Corte

A fachada sul é protegida do sol por generosos balanços horizontais - elementos translúcidos compostos por uma malha de aço inoxidável. 

© Carlos Gómez
© Carlos Gómez

Procuramos dar à casa um alto nível de conforto - dispondo de aquecimento do piso  e ar condicionado para controle térmico - porém, mantendo algumas estratégias passivas de climatização, como esquadrias isoladas e a própria organização espacial que potencializa a ventilação natural, além de persianas e cortinas que controlam o nível de iluminação e intimidade. Toda a casa é controlada eletronicamente, o que permite um uso mais eficiente de recursos.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Uma casa entre empenas / carlos gomez + eva alvarez" [Una Casa entre Medianeras en Massanassa / carlos gomez + eva alvarez] 08 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625254/uma-casa-entre-empenas-carlos-gomez-mais-eva-alvarez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.