O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Planta
  4. Itália
  5. Cl&aa Architects
  6. 2014
  7. Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects

  • 13:00 - 7 Agosto, 2014
Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects
© Alessandra Chemollo
© Alessandra Chemollo

© Alessandra Chemollo © Alessandra Chemollo © Alessandra Chemollo © Alessandra Chemollo + 28

  • Consultoria de Engenharia

    Thomas Vollmeier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Usina de Energia a partir de Resíduos foi concebida como uma substituta para a já existente, trabalhando desde o final dos anos 80. A nova usina também vai gerar energia através da incineração de resíduos. A usina é capaz de processar 130.000 toneladas de resíduos combustíveis (duas vezes mais que a antiga) e é projetada para fornecer aquecimento (260.000 MWh) e energia elétrica (82.000 Mwh) para 20.000 casas.

© Marco Ferrarin
© Marco Ferrarin

Inserção na paisagem

A nova usina de energia a partir de resíduos está localizada na entrada sul de Bolzano, perto da zona industrial entre o Rio Isarco e a rodovia, em um panorama delicado de montanhas e vinhedos que sempre pediu atenção especial para serem envolvidos. Em um contexto ambiental (e cultural) tão grande, o objetivo do projeto foi o de redefinir a relação entre a usina de energia a partir de resíduos como infra-estrutura, e a cidade como um cenário urbano.

© Marco Ferrarin
© Marco Ferrarin
© Marco Ferrarin
© Marco Ferrarin

A intenção da equipe da Cl & aa foi de reduzir o impacto visual de uma planta industrial, projetando um edifício coeso, cujas linhas e cores podem evocar o horizonte circundante, em equilíbrio entre o natural e o artificial, o que significa um paisagismo no seu melhor sentido.

© Alessandra Chemollo
© Alessandra Chemollo

A arquitetura

O complexo é composto por dois corpos principais de alturas diferentes para uma área total de 25.000 metros quadrados, orientados para a auto-estrada e o rio. Turbinas e cabinas de transformação são resguardadas por uma pele verde de alumínio, que atua também como uma barreira de ruído. Para o seu lado é colocado o edifício dos escritórios: um volume de vidro com uma abertura de perfil inclinado em direção ao campo; dentro dele, uma pequena estufa.

© Alessandra Chemollo
© Alessandra Chemollo

O segundo volume abriga o forno e a caldeira, revestido com uma chapa verde na qual muitas pequenas janelas estão abertas, e o edifício de concreto do poço de resíduos. O salão de inflexão tem paredes translúcidas de policarbonato verdes externas. Grande atenção também foi dada ao uso de cores nos espaços interiores: cada cor corresponde a uma zona diferente. Tecnologia de telhado verde tem sido usada para coberturas e os pátios internos. Por fim, o projeto tratou com paisagismo das áreas externas: estacionamento, áreas verdes.

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects, © Alessandra Chemollo
© Alessandra Chemollo

Como isso funciona

Há apenas uma zona de combustão principal. Do poço de resíduos, resíduos são entregues no funil de alimentação antes de chegarem ao ponto de incineração através de um tubo de água de refrigeração. Restos sólidos são enviados para a reciclagem. A usina tem um eficiente sistema de controle de poluição do ar. O tratamento de gases de combustão é composto pelas seguintes seções: precipitador eletrostático, SCR (Redução Catalítica Seletiva) Sistema de eliminação dos NOx, recuperação de calor residual, purificador úmido e filtros de mangas. Antes de sair da fábrica, um sistema de medição contínua verifica a conformidade com os rigorosos requisitos de emissões. A energia liberada durante a combustão é transferida para o circuito de circulação de energia de vapor/água recuperado da combustão na forma de vapor, então convertido em energia eléctrica e aquecimento urbano.

Planta Baixa Pavimento Térreo
Planta Baixa Pavimento Térreo
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects" [Bozen Waste to Energy Plant / Cl&aa Architects] 07 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625224/usina-de-energia-a-partir-de-residuos-de-bolzano-cl-e-aa-architects> ISSN 0719-8906