Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 1 de 28
© Alessandra Chemollo

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 2 de 28Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 3 de 28Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 4 de 28Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 5 de 28Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Mais Imagens+ 23

  • Arquiteto Responsável: Claudio Lucchin
  • Equipe De Projeto: Michele Carlini, Giovanni Carlini, Claudio Orlati, Reinhard Thaler, Primo De Biasi
  • Consultoria De Engenharia: Thomas Vollmeier
  • Cidade: Bolzano
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Usina de Energia a partir de Resíduos foi concebida como uma substituta para a já existente, trabalhando desde o final dos anos 80. A nova usina também vai gerar energia através da incineração de resíduos. A usina é capaz de processar 130.000 toneladas de resíduos combustíveis (duas vezes mais que a antiga) e é projetada para fornecer aquecimento (260.000 MWh) e energia elétrica (82.000 Mwh) para 20.000 casas.

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 8 de 28
© Marco Ferrarin

Inserção na paisagem

A nova usina de energia a partir de resíduos está localizada na entrada sul de Bolzano, perto da zona industrial entre o Rio Isarco e a rodovia, em um panorama delicado de montanhas e vinhedos que sempre pediu atenção especial para serem envolvidos. Em um contexto ambiental (e cultural) tão grande, o objetivo do projeto foi o de redefinir a relação entre a usina de energia a partir de resíduos como infra-estrutura, e a cidade como um cenário urbano.

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 10 de 28
© Marco Ferrarin
Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 12 de 28
© Marco Ferrarin

A intenção da equipe da Cl & aa foi de reduzir o impacto visual de uma planta industrial, projetando um edifício coeso, cujas linhas e cores podem evocar o horizonte circundante, em equilíbrio entre o natural e o artificial, o que significa um paisagismo no seu melhor sentido.

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 11 de 28
© Alessandra Chemollo

A arquitetura

O complexo é composto por dois corpos principais de alturas diferentes para uma área total de 25.000 metros quadrados, orientados para a auto-estrada e o rio. Turbinas e cabinas de transformação são resguardadas por uma pele verde de alumínio, que atua também como uma barreira de ruído. Para o seu lado é colocado o edifício dos escritórios: um volume de vidro com uma abertura de perfil inclinado em direção ao campo; dentro dele, uma pequena estufa.

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 13 de 28
© Alessandra Chemollo

O segundo volume abriga o forno e a caldeira, revestido com uma chapa verde na qual muitas pequenas janelas estão abertas, e o edifício de concreto do poço de resíduos. O salão de inflexão tem paredes translúcidas de policarbonato verdes externas. Grande atenção também foi dada ao uso de cores nos espaços interiores: cada cor corresponde a uma zona diferente. Tecnologia de telhado verde tem sido usada para coberturas e os pátios internos. Por fim, o projeto tratou com paisagismo das áreas externas: estacionamento, áreas verdes.

Como isso funciona

Há apenas uma zona de combustão principal. Do poço de resíduos, resíduos são entregues no funil de alimentação antes de chegarem ao ponto de incineração através de um tubo de água de refrigeração. Restos sólidos são enviados para a reciclagem. A usina tem um eficiente sistema de controle de poluição do ar. O tratamento de gases de combustão é composto pelas seguintes seções: precipitador eletrostático, SCR (Redução Catalítica Seletiva) Sistema de eliminação dos NOx, recuperação de calor residual, purificador úmido e filtros de mangas. Antes de sair da fábrica, um sistema de medição contínua verifica a conformidade com os rigorosos requisitos de emissões. A energia liberada durante a combustão é transferida para o circuito de circulação de energia de vapor/água recuperado da combustão na forma de vapor, então convertido em energia eléctrica e aquecimento urbano.

Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects - Imagem 18 de 28
Planta Baixa Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bolzano, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Usina de Energia a partir de Resíduos de Bolzano / Cl&aa Architects" [Bozen Waste to Energy Plant / Cl&aa Architects] 07 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625224/usina-de-energia-a-partir-de-residuos-de-bolzano-cl-e-aa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.