Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Imagem 2 de 18Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - JanelaBloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - FachadaBloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - FachadaBloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Mais Imagens+ 13

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: CEPLAN; CEPLAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Projetos De Estrutura, Fundação De água, Esgoto, águas Pluviais E Combate A Incêndio: Márcio Augusto R. Buzar
  • Projetos Elétrico, Cabeamento Estruturado E Spda: Luís César Bezerra de Oliveira
  • Fiscalização: Luciano Carneiro Ximenes
  • Construtora: Conservenge
  • Fornecedores: Brises Metálico - Refax; Telhas e Brise Perfurado - MBP; Concreto Moldado in loco - Topmix; Concreto Pré Fabricado - MOLD; Divisórias - Placo; Elevadores - Titan; Esquadrias - Alcoa; Forros - Placo; Impermeabilização - Viaplus; Isolamento acústico - Isover; Lâmpadas - Itaim; Luminárias - Itaim; Granitos - Marmoraria Ouro e Prata; Pisos Granitina - Casa da Granitina; Tintas - Suvinil/Coral; Fechaduras - La Fonte; Vidros - Vitral; Louças - Deca; Metais - Deca; Quadro Elétrico - Sotell
  • Autores: Alberto Alves de Faria, Fabiana Couto Garcia, Fátima Lauria Pires
  • Colaboração: Ana Carolina Caetano Alves
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Janela
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto arquitetônico para salas de aula emprega o sistema construtivo em estrutura pré-fabricada. Este padrão construtivo segue o mesmo já adotado em outras edificações desenvolvidas para os campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Escada, Fachada
© Joana França

O edifício localiza-se no Setor Norte próximo aos Pavilhões e do lado oposto da via de acesso à Garagem. Ele ocupa o sentido longitudinal permitindo sua ampliação e construção de futuras edificações. O edifício será implantado na cota 1025,5 do terreno natural. Esta faixa do terreno exige pequena movimentação de terra.

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Janela
© Joana França

A orientação das maiores fachadas são nordeste e sudoeste. A fachada nordeste é voltada para o Lago Paranoá e Setor de Clubes Norte. Todas as salas estão voltadas para esta orientação. A fachada sudoeste é o acesso principal e possui poucas aberturas. A circulação localiza-se nesta fachada permitindo, desta forma, um filtro da insolação.

Cortes

A edificação é composta por dois pavimentos, o térreo localiza-se no nível +0,15m, o superior no nível +3,90m e a cobertura no nível +7,65m. O acesso é único, garantindo o maior controle da edificação. Neste acesso, uma recepção direciona o público.

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Corrimão
© Joana França

Os espaços são distribuídos, no pavimento térreo: secretaria, sala de aula de 36 alunos, 2 salas de 45 alunos e 1 sala de 63 alunos; e no superior: sala de estudo, sala de informática de 18 alunos, 1 sala de aula de 63 alunos e 8 salas de 12 alunos. Os sanitários e caixa de escada secundária estão localizados no centro do edifício para garantir acesso central aos usuários.

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Fachada
© Joana França

O partido arquitetônico foi definido a partir da setorização do hall de acesso e dos ambientes de estudo. Apesar do volume da edificação ser único o tratamento diferenciado da fachada identifica esta setorização.

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Fachada
© Joana França

O hall avança na fachada convidando o público externo. A composição dos elementos arquitetônicos da cobertura e dos fechamentos laterais em telha perfurada permitem uma leveza e transparência para um espaço de recepção. A escada principal e a plataforma para PNE fazem a ligação com o pavimento superior. Outro acesso vertical, central na edificação, faz a ligação com o pavimento superior. Próximo a este acesso vertical, também foram localizados os sanitários garantindo assim proximidade de todas as salas.

Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN - Prateleira
© Joana França

A estrutura foi modulada para garantir flexibilidade nos lay-outs futuros. As divisórias das salas são de drywall permitindo flexibilidade interna. De modo geral as instalações ficam localizadas acima do forro. Este forro é removível e permite o acesso para manutenção.

Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Universidade de Brasília - Brasília, Distrito Federal, 70910-900, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Bloco de Salas de Aula Norte / CEPLAN" 07 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625215/bloco-de-salas-de-aula-norte-ceplan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.