BioCasa 82 / Rosario Picciotto + Welldom

BioCasa 82 /  Rosario Picciotto + Welldom - Mais Imagens+ 7

Crocetta del Montello, Itália
  • Arquitetos: Rosario Picciotto , Welldom; Rosario Picciotto , Welldom
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  484
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Zanta
  • Arquitetura E Interiores: Arq. Rosario Picciotto
  • Consultoria Engenharia E Sustentabilidade: Welldom, Giovanni Fabris
  • Tipologia Construtiva: Xlam wood technology
  • Cliente: Enrico Moretti Polegato
  • Volume Aquecido: 2,063,39 m³
  • Classe Energética: Classe A (36,19 kW/m2a)
  • Arquiteto Responsável: Rosario Picciotto
  • Cidade: Crocetta del Montello
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Marco Zanta

Descrição enviada pela equipe de projeto. o projeto BioCasa_82, localizado em Montebelluna (Treviso, Itália) é a primeira residência na Europa a ser contemplada com um certificado de conformidade com o índice mais alto do LEED for Homes, o LEED PLATINUM, assim como um dos primeiros do mundo a ter conduzido de maneira privada a análise da "pegada de carbono" com notáveis resultados. O estudo calculou que por uma vida útil de 100 anos, as emissões nocivas são 60% menores que as de uma edificação tradicional*. Um resultado importante para o meio ambiente: o setor de construção civil contabiliza 30% de toda a poluição de CO2 do planeta.

Cortesia de Marco Zanta

A abordagem da arquitetura e dos interiores da BioCasa_82 à levou a níveis de bem estar e sustentabilidade nunca alcançados antes. Com 117 pontos dos 136**, de acordo com o protocolo dos Estados Unidos do LEED Platinum, e 10 pontos dentro dos 11 para parâmetros relacionados ao design, o projeto alcançou os valores mais altos da Europa no quesito inovação e aplicação de práticas sustentáveis. 

Cortesia de Marco Zanta

Um projeto que os clientes se comprometeram: "Nós sonhávamos com uma casa que, além de ser linda e 'saudável' demonstrasse consistência entre nossos valores e responsabilidade social. Esperamos que nossa escolha, graças ao impacto simbólico da análise das pegadas de carbono, possa estimular o debate e assim contribuir com o progresso que consideramos necessários para o futuro do planeta".

Cortesia de Marco Zanta

Esses resultados foram alcançados graças à um processo construtivo único, o "Método Welldom" desenvolvido por Giovanni Fabris, um “filósofo" do conceito do morar ideal, que combina as técnicas construtivas mais avançadas no campo de engenharia bio-climática sustentável com o máximo de conforto - entendido como conforto térmico, qualidade do ar, lumínico, acústico e psicológico. Como resultado, o clima na BioCasa_82 alcança os padrões precisos de temperatura e umidade, o ar interno é sempre fresco e livre de umidade, bactérias, pólen e poeira. O projeto acústico é excelente, sem reverberações internas, a iluminação é projetada para ser a mais natural possível.

Cortesia de Marco Zanta

Do ponto de vista da economia energética, a BioCasa_82 alcança o índice de 99% de materiais recicláveis, e 100% da água da chuva é aproveitada e 100% da produção de energia vem de fontes renováveis graças ao sistema fotovoltaico que produz cerca de 14kWh de energia. A casa, na verdade, consome pouca energia: menos de 30 kW/m2 por ano.

Cortesia de Marco Zanta

Além disto, foram utilizados materiais naturais, reciclados e de produção local: madeiras com certificação de acordo com os padrões FSC ou PEFC com origem na Alemanha (onde estão as florestas mais próximas), pisos em pedra de Zovonite de Pádua, concreto de Bigolino de Valdobbiadene, etc.

Quanto à arquitetura e os interiores, Rosario Picciotto estudou cada detalhe para destacar a aparência 'natural' dos espaços, conforme ele comenta: "Apensar de ser uma casa 'importante', não tem nada a ver com a opulência e a lógica do consumo. Para satisfazer as vontades dos clientes, cada aspecto teve que ser bem estudado para ser 'amigável com a natureza': é incrível como uma casa deste tamanho pode consumir tão pouco". A fachada é caracterizada por um elemento que funciona como um brise soleil que celebra a paisagem natural. Os mesmos princípios de interação com a natureza foram adotados para as áreas de estar que possuem grandes aberturas para as colinas verdes do entorno.

Cortesia de Marco Zanta

A maioria dos objetos de decoração foram feitos exclusivamente para este projeto, a cozinha é assinada por Arclinea; na área de estar, um lustre desenhado por Karman adiciona drama ao ambiente, enquanto a Eames Lounge Chair by Vitra e os sofás Moroso adicionam um toque clássico; no dormitório, uma poltrona branca da Modular e uma enorme banheira de mármore amarelado. Atenção especial foi dada à Viabizzuno no projeto de iluminação, a fim de atender às necessidades de cada espaço, criando efeitos visuais aconchegantes e inesperados. Viabizzuno na verdade projetou especificamente e construiu formas de iluminação especial, de acordo com a geometria original do edifício.

No exterior um prado, e não um "jardim" que exige grande manutenção, mas sim plantas nativas que crescem naturalmente, de acordo com os ritmos da natureza do lugar.

* edifício-base na classe energética C com características geométricas equivalentes à Biocasa_82.

** as razões pelas quais o máximo de 136 pontos não foram alcançados se deve à escolha do local do projeto, que está localizado na zona rural, sem infra-estrutura perto e serviços disponíveis, um fator que valida ainda mais o alto desempenho alcançado no campo da sustentabilidade e eficiência energética.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "BioCasa 82 / Rosario Picciotto + Welldom" [BioCasa 82 / Rosario Picciotto + Welldom] 06 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625201/biocasa-82-rosario-picciotto-mais-welldom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.