Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 2 de 19Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 3 de 19Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 4 de 19Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 5 de 19Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos Responsáveis: Juan M. Otxotorena, José L. Camarasa
  • Arquitetos Colaboradores: Gloria Herrera, Jorge Ortega
  • Supervisor De Quantitativos: José Javier Segura
  • Engenharia Estrutural: Javier Benlloch
  • Cidade: Alicante
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um novo edifício para abrigar um Centro de Reabilitação Psicossocial localizado no terreno do complexo Centro Dr. Esquerdo, no município de San Juan de Alicante.

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 6 de 19
© Pedro Pegenaute

De acordo com as especificações técnicas da competição, o projeto atende às necessidades de duas entidades complementares: a residência para pessoas com transtornos mentais que não necessitam de hospitalização; e o Centro de Reabilitação e Integração Social (CRIS) com um Centro Diurno para pessoas com graves transtornos mentais. 

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 7 de 19
© Pedro Pegenaute

O edifício, portanto, se mostra uma comunidade residencial aberta e flexível para pessoas com transtornos mentais crônicos que não necessitam de hospitalização; os usuários, cerca de 50, vivem num internato. Por outro lado, o Centro Diurno é um centro especializado e específico para pessoas com graves transtornos mentais que sofrem de séria deterioração de suas capacidades funcionais e ambientes sociais. Este centro oferece programas de recuperação funcional e atividades para passar o tempo que acontecem durante o dia, em regime aberto, para até 25 pessoas. O CRIS, com capacidade para até 50 usuários, é definido como um centro de serviços específicos e especializados voltado para aqueles com doenças mentais crônicas, com significante deterioração das capacidades funcionais, onde programas voltados para essas necessidades e especificidades são desenvolvidos. 

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 8 de 19
© Pedro Pegenaute

O projeto desenvolve a proposta vencedora do concurso de ideias, em que todos os espaços e necessidades funcionais são agrupadas num único edifício de acordo com a resposta arquitetônica para as peculiaridades do terreno e otimização do espaço.

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 14 de 19
Planta do térreo

A escala do lugar e a natureza do terreno - grande e periférico - levaram à concepção de um edifício de um único pavimento - com um semi-subsolo ocupado por vagas de automóveis e áreas de serviço - que conta com um amplo espaço translúcido que se volta para um grande e exuberante jardim posterior. 

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 9 de 19
© Pedro Pegenaute

O volume foi projetado como um grande paralelepípedo que contém e organiza as diferentes áreas do programa, com um único acesso e um jardim recreacional compartilhado. Um sistema de pátios - que agem como prismas de luz - proporciona iluminação natural para os diferentes ambientes internos.

Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos - Imagem 13 de 19
© Pedro Pegenaute

A escala do edifício público é destacada pela considerável extensão da fachada, onde um sistema de painéis verticais faz o controle da insolação. A diferença de nível entre o edifício e o jardim reforça a privacidade e faz dessa área verde um agradável oásis. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Reabilitação Psicossocial / Otxotorena Arquitectos" [Center for Psychosocial Rehabilitation / Otxotorena Arquitectos] 06 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625185/centro-de-reabilitacao-psicossocial-otxotorena-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.