Ave do Cume / Sixto Langarica Davila

Ave do Cume / Sixto Langarica Davila - Mais Imagens+ 22

Acatitán, México
  • Construcción: Sixto Langarica Davila
  • Cidade: Acatitán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra se resume como sendo uma ave pousando no solo, dominando o cume sobre o qual se senta, cercada por montanhas e cactos.

Cortesia de Sixto Langarica Davila

É uma composição de caráter agressivo com um sentido de liberdade e de domínio, transmitindo essas sensações ao visitante, já que no seu interior esse conceito é refletido em uma atmosfera de paz criada principalmente pelas vistas ao rio Salado, assim como a sinfonia que surge do manancial que emana da montanha e de suas piscinas naturais cheias de peixes que envolvem a residência. 

Cortesia de Sixto Langarica Davila

Essa residência está composta, em sua maioria, de terraços ao ar livre, sendo a sala de jantar o espaço mais gratificante, já que este está projetado como um mirante em balanço sobre a encosta de mais de 40 mts de altura. Todos os espaços possuem como fuga visual o grande desfiladeiro do rio.

Cortesia de Sixto Langarica Davila

O desenho privilegiou o uso de materiais da região, a fim de que a construção possa se mimetizar com o entorno árido, por isso a utilização da cor terracota. A criação das dunas de pedras, conferem a ideia de um entorno fluído e suave, além disso, a utilização de materiais pétreos faz com que a obra pareça estar cravada no solo.

A partir disso, surge uma estrutura audaz e dinâmica como uma escultura. A mimetização da obra com o meio faz com que o usuário desfrute não só da edificação, mas também da paisagem.

Cortesia de Sixto Langarica Davila

ASPECTOS TÉCNICOS.

Dentro do processo construtivo, existem grandes lajes em balanço e muros. No caso dos muros, seu processo construtivo foi feito com uma malha criada por vigas e estribos. As lajes, por sua vez, foram feitas a partir de vigas tipo Warren para gerar a esbeltez desejada.

Cortesia de Sixto Langarica Davila

MATERIAIS UTILIZADOS.

Na obra foram utilizados somente materiais da região, como o tijolo de barro, pedra vulcânica (de Colima) e concreto tratado à mão.

Planta Inferior

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ave do Cume / Sixto Langarica Davila" [Ave del Risco / Sixto Langarica Davila] 04 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625123/ave-do-cume-sixto-langarica-davila> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.