Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue

Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 2 de 40Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 3 de 40Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 4 de 40Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 5 de 40Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: TYIN Tegnestue
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pasi Aalto
  • Construção: Students and TYIN
  • Universidades: Tecnologico de Monterrey, Puebla; Norwegian University of Science and Technology
  • Estudantes: HŒvard Eide, Marco Antonio Aparicio Kirwant, Jonas Velken Kverneland, Margarita Cuesta L—pez, Hildne Nessa, Henriette Bakke Nielsen, Fernanda Miranda Noriega, Monir JimŽnez Fern‡ndez Rafaelly, Paulina Mart’nez Rodr’guez, Kornelie Solenes, Rosalba Mart’nez Villase–or, Sissel Westvig, Simen Andreas Aas
  • Patrocinadores: Innovasjon Norge, Byggvell, MontŽr, Naust Bygg, NorDan, Optimalt AS, NTNU
  • Cliente: Hanangermona Grunneierlag
  • Custos: 36000 EUR
  • Cidade: Farsund
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 6 de 40
© Pasi Aalto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lista está situada no extremo sul da Noruega e possui algumas das paisagens mais originais e fascinantes do país. A pequena região está preocupada com o aumento da migração, um problema muito comum em regiões pequenas e rurais da Noruega hoje. Este projeto em particular nasceu do desejo de combater este desenvolvimento, apresentando a beleza natural e selvagem da região, na esperança de chamar a investimentos para Lista.

Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 38 de 40
Elevação

O cliente, ou melhor, os clientes, é um grupo composto por 50 proprietários de terras locais. O grupo é liderado por Solveig Egeland, uma mulher entusiasta e enérgica quem tem uma grande dose de paixão pela sua cidade. Este grupo quer descobrir as áreas em potencial para o turismo, uma ambição que eles compartilham com o governo local. Nós decidimos que a melhor maneira de fazer isso seria criando uma estrutura física em meio à paisagem de dunas de areia, então os potenciais investidores e tomadores de decisão poderão experimentar a natureza bela e única de Lista em primeira mão.

Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 18 de 40
© Pasi Aalto

O grupo que trabalhou conosco no projeto incluiu estudantes de arquitetura do México e da Noruega. Nós começamos com as mãos vazias, não havíamos patrocinadores, sem a aprovação do governo, nenhum lote específico para trabalhar e sem alojamento para os participantes do projeto. O grupo de alunos foi muito positivo e fácil de trabalhar. O processo pode ser descrito como típico do TYIN: o projeto ocorreu no lote em conjunto com o processo de construção, guiado por fatores pragmáticos, como a disponibilidade de material. Toda a comunidade local de Lista acampou no local, ajudando com espaços para, fornecendo alimentos, materiais e com acesso às máquinas. Em apenas três semanas, os participantes do projeto conseguiram criar uma estrutura considerável.

Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 35 de 40
Corte

Nossa ideia global do projeto foi a criação de uma construção rígida que se destaca e forma um contraste com a selvagem da natureza de Lista. A construção forma uma linha reta sobre a paisagem muito complexa e desigual. Um caminho de madeira correndo 60 metros de comprimento garante acesso universal para a pequena cabana encontrada no final da estrutura. A cabine é otimizada para desfrutar a bela paisagem cênica que a rodeia.

Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 9 de 40
© Pasi Aalto

Um pré-requisito para a tarefa colocada no projeto pelo governo local era abster-se do uso de materiais permanentes. Qualquer construção nesta área original tem de ser totalmente reversível. Esta descartou o uso de concreto no trabalho de base. Nossa resposta a este desafio foi fazer uma base de madeira. A cabana é estruturada como uma continuação perfeita da via. Nosso objetivo para o projeto é alavancar um desenvolvimento positivo na área, ajudando a combater o problema da migração. Logo após a conclusão do projeto, os proprietários de terra locais nomearam “A luz de Lista", referindo-se a luz natural deslumbrante nesta área.

Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue - Imagem 5 de 40
© Pasi Aalto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lista, Farsund, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue" [Lyset paa Lista / TYIN Tegnestue] 04 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625111/lyset-paa-lista-tyin-tegnestue> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.