O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ensino Superior
  4. Brasil
  5. CEPLAN
  6. 2011
  7. Unidade Acadêmica - UAC / CEPLAN

Unidade Acadêmica - UAC / CEPLAN

  • 09:00 - 31 Julho, 2014
Unidade Acadêmica - UAC / CEPLAN
Unidade Acadêmica - UAC / CEPLAN, © Joana França
© Joana França

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    Campus de Planaltina - Universidade de Brasília - Planaltina, Brasília - Distrito Federal, Brasil
  • Autores

    Alberto Alves de Faria, Fabiana Couto Garcia, Fátima Lauria Pires
  • Colaboração

    Arquiteta Ana Carolina Caetano Alves, Arquiteta Karine Meneses Chagas de Carvalho
  • Área

    4795.0 m2
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

  • Estrutura e Fundação

    Ricardo Fiúza Lima, Márcio Augusto R. Buzar, Neusa Maria Bezerra Mota
  • Projetos Elétrico e Cabeamento Estruturado

    Sérgio Ricardo Paes Rios, Engenheira Eletricista Raquel Simas Coutinho Barbosa, Tiago Flor Bento
  • Projeto de SPDA

    Sérgio Ricardo Paes Rio
  • Projetos de Água, Esgoto, Águas Pluviais e Combate a Incêndio

    Lucas Zacarias de Azevedo, Frederico Guilherme Almeida Lara, Érica Ramalho de Oliveira, Oto Vinícius de Almeida
  • Fiscalização

    Fernando Vilmar, Mozar Neves de Souza
  • Construtora

    Engefort
  • Fornecedores

    Brises Metálico - Refax; Telhas e Brise Perfurado - MBP; Concreto Moldado in loco - Engemix; Concreto Pré Fabricado - Engefort/MOLD; Divisórias - Placo; Elevadores - Montele; Esquadrias - Alcoa; Forros - Placo; Impermeabilização - Viaplus; Isolamento acústico - Isover; Lâmpadas - Itaim; Luminárias - Osram; Pisos Granitina - Casa da Granitina; Tintas - Suvinil/Coral; Fechaduras - Papaiz/Dorma/Arouca; Louças - Deca; Metais - Deca; Quadro Elétrico - Moeller/Cemar
  • Mais informações Menos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação da Unidade Acadêmica foi projetada de modo a compreender atividades de ensino - salas de aula, biblioteca, laboratórios e salas de informática, administrativas e de serviços, necessários para o funcionamento didático adequado e suficiente aos objetivos acadêmicos e de extensão universitária. 

O edifício desenvolve-se em dois níveis: o térreo com caráter público abriga a secretaria, a biblioteca, áreas de vivência e algumas atividades de ensino como salas de aula e informática. No nível superior concentra-se a maior parte das atividades de ensino (salas de aula, salas de informática ou laboratórios).

Corte BB
Corte BB

A entrada está concentrada em um único hall para garantir a segurança e o controle. Através deste hall um pátio interno foi definido para permitir a integração visual dos ambientes e produzir um clima ameno, muito importante nos meses secos de Brasília, proporcionado pela troca de ar e pela umidade resultante da transpiração da vegetação.

A circulação vertical está distribuída em uma rampa, em dois núcleos com escadas e um elevador para portadores de necessidades especiais. Foram projetados em cada lado da edificação, dois conjuntos de sanitários públicos nos pavimentos térreo e superior.

Corte AA
Corte AA

O acesso do auditório com aproximadamente 220 lugares encontra-se contiguo ao hall de entrada permitindo o uso da comunidade sem conflitos com as atividades acadêmicas do pavimento superior. A biblioteca, localizada na porção oposta, busca garantir privacidade e o ambiente ideal para os estudos e pesquisas.

O partido arquitetônico adotado privilegia o conforto ambiental do edifício para garantir a qualidade dos ambientes. Todas as coberturas contam com telhas revestidas com material acústico e térmico. 

© Joana França
© Joana França

As fachadas são tratadas com elementos construtivos, como o brise-soleil, que as protegem da insolação nos períodos da manhã ou da tarde. Isto resulta em uma fachada ritmada e elegante. Estes também servem para a segurança do edifício, sem prejuízo da visibilidade e iluminação natural. As esquadrias foram definidas em alumínio, com vidros comuns, de dimensões que garantam a facilidade de limpeza e conservação.

As instalações e a infra-estrutura de água, esgoto, elétrica, lógica e as redes de prevenção e combate a incêndios foram dimensionadas considerando a multiplicidade de atividades e de eventos públicos/ comunitários que o espaço propiciará à comunidade. Estes projetos complementares também foram elaborados com os princípios de racionalização de custos e de facilidade de manutenção e conservação.

© Joana França
© Joana França

A estrutura dos edifícios compõe-se de um sistema de concreto armado pré-fabricado industrializado, exceto no auditório, que devido aos grandes vãos foi previsto um sistema misto de concreto armado nos pilares e nas lajes, e vigas metálicas. Foi elaborado um projeto básico da estrutura de concreto e as empresas Contratadas elaboraram o projeto executivo com sistemas mistos e em pré-fabricado com especificação e tamanhos de suas peças construtivas diferenciadas.

A cobertura é feita com telhas metálicas tratadas internamente com material de proteção térmica e acústica que são apoiadas em terças metálicas.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

A organização dos espaços foi lançada sobre uma malha modular de 1,25 x 1,25m, que condiciona a implantação dos espaços. O objetivo principal, além de promover ordem e clareza, é garantir a flexibilidade mencionada anteriormente.

© Joana França
© Joana França

Dentro da filosofia de flexibilidade enquadra-se a necessidade das instalações prediaisvisitáveis. Qualquer modificação de uso implica no remanejamento elétrico, hidráulico, de esgoto e das instalações especiais. As instalações elétricas verticais são aparentes e as horizontais ficam embutidas em forro removível.

Como esta edificação foi projetada para a repetição, cada Unidade Acadêmica foi reestudada de acordo com o programa de necessidades das faculdades e institutos, contudo, sempre seguindo a lógica de localização das atividades, das instalações, circulações verticais e vazios indicados no projeto inicial.

© Joana França
© Joana França

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
CEPLAN
Escritório
Cita: "Unidade Acadêmica - UAC / CEPLAN" 31 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624960/unidade-academica-uac-ceplan> ISSN 0719-8906