Lentpark / Schulitz Architekten

Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 2 de 12Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 3 de 12Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 4 de 12Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 5 de 12Lentpark / Schulitz Architekten - Mais Imagens+ 7

Colonia, Alemanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Serviços De Construção: Ingenieurbüro Möller, Meyer GmbH
  • Proprietário: KölnBäder GmbH
  • Equipe De Projeto: Philipp Heitger, Gustavo Oettinger, Rafael Wiglenda, Sebastian Moll, Jasmine Behzadi, Matthias Rätzel, Christian Laviola, Stefanie Blume, Roland Pabel
  • Construção: Roland Pabel, Tina Kimmerstorfer, Martin Sekiewicz
  • Paisagismo: NSP Landschaftsarchitekten, Hanover
  • Estrutural: ARUP GmbH, Düsseldorf
  • Cidade: Colonia
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo de edifícios totalmente transparente acomoda uma pista de gelo, um centro de natação coberto com uma variedade de piscinas, uma sauna e um restaurante. Uma pista de patinação no gelo elevada, sem precedentes na Europa, funciona como um circuito através de cada parte do edifício com vistas emocionantes para dentro e para fora. Uma conexão cruzada inteligente dos serviços do edifício para as aparentemente contraditórias necessidades climáticas de uma instalação de gelo e de natação para operar de uma maneira extremamente eficiente em termos de energia, tornando-se a primeira unidade de esportes de gelo no Programa de Construção Verde da União Europeia. Schulitz Architekten venceu o concurso internacional de arquitetura de alto nível em 2007.

O conceito principal do projeto do estádio é uma forma triangular completamente transparente que une as diferentes partes do edifício de uma forma funcional e estética. No lado noroeste encontra-se a pista de patinação no gelo de 1.800 metros quadrados. No lado sudeste, a piscina de raias e as piscinas recreativas podem ser encontradas. O hall de entrada tem uma localização central e a função de dividir os elementos principais dos edifícios: água e gelo. Diretamente ligado ao hall de entrada central, encontra-se o refeitório e os vestiários. Todas as áreas de combinadas geram uma área bruta de construção de 12.000 metros quadrados. A área ao ar livre com paisagismo de parque, oferece uma piscina de água natural, bem como uma área de relaxamento.

Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 6 de 12
Cortesia de Schulitz Architects

Vistas emocionantes a partir da pista de patinação no gelo elevada

A atração principal é a pista de patinação no gelo elevada, com 260 metros de comprimento, que se situa acima do campo de hóquei no gelo e é visualmente ligado à área de natação. A fachada de vidro altamente isolante serve para dividir climaticamente a pista de gelo e área de natação. A estrutura do telhado como uma treliça amarela brilhante permite que a pista de gelo seja elevada para permanecer livre de colunas e também permite vistas diretas sobre a paisagem urbana, o parque circundante, o campo de hóquei no gelo e a área de natação. Ao mesmo tempo, os patinadores da pista de gelo podem ser observados a partir do campo de hóquei no gelo e as piscinas. Todas as perspectivas são possíveis nesta estrutura transparente sem emendas.

Enquanto a fachada permite o máximo de transparência, painéis externos servem para manter o edifício fresco durante os meses de verão, bem como para evitar que qualquer brilho indesejado entre na instalação esportiva. Os painéis de aço reflexivos têm ângulos diferentes, em resposta às respectivas posições do sol no leste, sul e oeste do edifício. Visto de fora, o estádio possui uma aparência particularmente dinâmica como se luzes dançassem em suas superfícies. A partir do lado de dentro, os visitantes se beneficiam da luz natural, bem como do rico jogo entre luz e sombra.

Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 7 de 12
Cortesia de Schulitz Architects

Soluções inteligentes para alta eficiência energética - Green Building

Schulitz Architekten incorpora soluções inovadoras para o abastecimento de energia e água na instalação. Necessidades contraditórias de elementos quentes e frios estão unidas por ligações cruzadas dos serviços de construção e assim, minimizam os custos operacionais. Deste modo, o calor residual dos dispositivos de resfriamento da pista de gelo é utilizado para o aquecimento das piscinas e sauna. A recuperação de calor da ventilação tem uma eficiência superior a 85 por cento. Um poço no local fornece água para as piscinas, as instalações sanitárias e para a preparação de gelo. O telhado está equipado com um vasto sistema de energia solar. Aspectos econômicos foram levados em consideração durante o planejamento da estrutura do telhado; o método de construção modular alinhado com elementos pré-fabricados mantiveram os custos de construção baixos.

A União Europeia aceitou o "Lentpark" para o seu programa Green Building como o primeiro complexo esportivo do gelo na Europa devido a eficiência energética do edifício e tecnologias inovadoras. "O trabalho nos fascinou desde o início", diz Marc Schulitz, diretor da Schulitz Architekten. "Esta simbiose de um estádio de gelo e uma instalação de natação não existia antes, que é o que fez o projeto tão desafiador."

Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 10 de 12
Planta Baixa

Prêmio IOC / IAKS para Instalações de Esportes e Lazer Exemplares 2013

Em outubro de 2013, o "Lentpark" recebeu o bronze no Prêmio IOC / IAKS na categoria D (Clomplexos de centros cobertos para esportes, lazer e recreação, com instalações de pequeno ou nenhum espectador). O IOC / IAKS Award é a única competição internacional de arquitetura para instalações desportivas e de lazer. 95 equipes de operadores e projetistas de 30 países participaram da competição. O prêmio é organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Associação Internacional de Instalações de Esportes e Lazer (IAKS) e traz a atenção do público para edifícios exemplares e complexos que integram considerações sensatas de sustentabilidade e legados, fortes planejamentos funcionais e excepcionais projetos arquitetônicos. O objetivo de melhorar a experiência humana e a valorização do esporte e lazer, e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente através do design, do uso de materiais e da criatividade é fundamental para o programa da premiação.

A empresa de arquitetura Schulitz, com escritórios em Brunswick, Alemanha e São Paulo, Brasil, é especializada na concepção de instalações desportivas. Atualmente, um novo escritório em Los Angeles, EUA, está sendo estabelecido. A empresa projetou a Arena AWD / Copa do Mundo FIFA 2006, em Hanover, a EisArena / DEL Campo de Hóquei no Gelo, em Wolfsburg e a extensão do estádio de futebol Eintrachtstadion / 2 ª Bundesliga em Brunswick, entre outros projetos. O escritório também foi contratado para projetar o Estádio Arena Fonte Nova, para a Copa do Mundo de 2014, em Salvador, Brasil, que foi inaugurado em abril de 2013.

Lentpark / Schulitz Architekten - Imagem 2 de 12
Cortesia de Schulitz Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lentstraße 30, 50668 Cologne, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lentpark / Schulitz Architekten" [Lentpark / Schulitz Architekten] 30 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624704/lentpark-schulitz-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.