O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Polônia
  5. KWK PROMES
  6. 2009
  7. Casa Cofre / Robert Konieczny KWK Promes

Casa Cofre / Robert Konieczny KWK Promes

  • 13:00 - 29 Julho, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Casa Cofre / Robert Konieczny KWK Promes

© Aleksander Rutkowski © Aleksander Rutkowski © Aleksander Rutkowski © Aleksander Rutkowski + 41

  • Design de Interiores

    Magdalena Radałowicz - Zadrzyńska
  • Área do Terreno

    2500 m2
  • Volume

    1719m3

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localização

A casa está situada em uma pequena vila na periferia de Varsóvia. O entorno é dominado pelos "cubos poloneses" usuais dos anos sessenta e por celeiros de madeira antigos.

Fachada 4
Fachada 4

Ideia

A prioridade dos clientes era obter uma sensação de máxima segurança em sua futura casa, o que determinou a aparência e performance da construção. A residencia tomou a forma de um paralelepípedo em que partes das paredes externas são móveis. Quando a casa se abre para o jardim, as paredes laterais leste e oeste se movem em direção ao muro externo criando um quintal.

Depois de atravessar o portão o visitante tem que esperar nesta zona de segurança antes de adentrar a casa. Ao mesmo tempo, não há risco de as crianças que escaparem para a rua de forma descontrolada enquanto brincam no jardim.

Elementos móveis que interferindo com o layout do terreno.

A inovação desta ideia consiste na interferência das paredes móveis com a estrutura urbana do lote. Consequentemente, quando a casa está fechada (à noite, por exemplo) a zona de segurança é limitada ao contorno da casa. Durante o dia, como um resultado da abertura das paredes, esta se estende para o jardim cincundante da casa.

© Aleksander Rutkowski
© Aleksander Rutkowski

Novo tipo de edifício

As paredes de correr não são dependentes da forma do edifício. É por isso que esta patente pode ser aplicada tanto a residencias tradicionais e modernos, de muitos pavimentos ou térreas, com telhados de variadas geometrias. Esta solução universal que criamos dá origem a um novo tipo de construção onde não a forma, mas o funcionamento é o mais importante. O nome: "casa cofre" ganha um novo significado agora.

Mecânica...

A realização desta ideia requiriu o uso de soluções tecnicamente complexas. As mais significativas são as paredes de correr (ambas de 2,2 m de altura, 22 e 15 m de comprimento), que permitem a intervenção na estrutura urbana e determinam a zona de segurança do lote.

E as paredes não são os únicos elementos móveis do edifício. Além delas, as grandes janelas (todas de 2,8 m de altura, com uma largura que varia até 3,5 m, e abertura até 180 graus) e uma ponte levadiça que conduz ao terraço acima da piscina.

© Aleksander Rutkowski
© Aleksander Rutkowski

A fachada sul está fechada por um enorme portão de rolo de 14 m x 6 m fabricado por uma empresa que normalmente abastece estaleiros e empresas aéreas. O portão é feito com alumínio anodizado branco, que faz possível seu uso como uma tela de projeção de filmes.

Todos os elementos móveis funcionam por motores eletrônicos internos que garantem uma operação segura. Todo o edifício é um monolito de concreto, embora suas partes móveis - devido a seus tamanhos consideráveis - são feitas de treliças de aço leve preenchidas por lã mineral. Como resultado, a construção é perfeitamente isolada quando fechada.

© Aleksander Rutkowski
© Aleksander Rutkowski

Toda a casa, bem como os elementos móveis são revestidos com aglomerados de ligas com cimento - madeira compensada de amieiro Cetris e à prova d'água são fixadas a uma construção em aço e pintada com tinta para madeira escura, que se assemelha a madeira amplamente encontrada nas casas e celeiros vizinhos, além de se encaixam bem na paisagem rural.

... para Orgânica

Quando a casa abre, seu luminoso e espaçoso interior combina muito com o jardim.

Amplos vidros atrás das paredes móveis permitem que o edifício adquira energia durante o dia (inverno) ou evita o calor excessivo de entrar na casa (verão). À noite, quando a casa está fechada, a espessa camada externa ajuda o edifício a acumular a energia adquirida. Essa solução em conjunto com o sistema de aquecimento híbrido (a maior parte da energia é obtida a partir de fontes renováveis ​​- bomba de calor e sistemas solares suportados com aquecimento a gás) e ventilação mecânica com recuperação de calor fazem com que a casa se ​​torne um edifício passivo inteligente.

© Aleksander Rutkowski
© Aleksander Rutkowski

Todos os dias a casa funciona de forma semelhante - ela acorda todas as manhãs para fechar-se após o anoitecer. Essa rotina faz lembrar dos processos que ocorrem na natureza - a casa se ​​assemelha a uma planta em seu ciclo de dia e noite.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo
Cita: "Casa Cofre / Robert Konieczny KWK Promes" [Safe House / Robert Konieczny KWK Promes] 29 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624662/casa-cofre-robert-konieczny-kwk-promes> ISSN 0719-8906