O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Costa Rica
  5. ROBLESARQ
  6. 2013
  7. Residência Moon / ROBLESARQ

Residência Moon / ROBLESARQ

  • 20:00 - 28 Julho, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Moon / ROBLESARQ
Residência Moon / ROBLESARQ, © Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

© Andrés García Lachner © Andrés García Lachner © Andrés García Lachner © Andrés García Lachner + 12

  • Arquitetos

  • Localização

    Penísula de Osa, Costa Rica
  • Arquiteto Responsável

    Juan Robles Alvarado
  • Equipe de Projeto

    Juan Robles, Isabel Bello, Erick Guevara, Emilio Quirós, Adriana Serrano, Andrea Solano
  • Área

    250.0 m2
  • Ano do Projeto

    2013
  • Fotografias

Residência Moon / ROBLESARQ, © Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Moon está localizada no pacífico central em Ojochal, em um local cercado por um denso bosque e vistas para o mar. A residência foi criada para a família hindu Shivji, que procurava um espaço experimental que lhes permitiria desfrutar de um ambiente lúdico e saudável por meio do aproveitamento de estratégias passivas que promovem a eficiência energética e o conforto térmico necessário.

Residência Moon / ROBLESARQ, © Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

O projeto se trata de uma residência onde sua envolvente permite funcionar como um organismo vivo no entorno natural aproveitando ao máximo as variáveis naturais do local sem intervenção do proprietário, a fim de assegurar que o conforto do espaço seja efetuado de forma automática.

A proposta está composta de três módulos representados volumetricamente como bulbos. Dois deles são ocupados pela área social, os quais estão envoltos por uma grande massa de água que melhora o ambiente, iluminação e ventilação. O outro bulbo é ocupado pela área privada onde estão os dormitórios. A composição estrutural dessa zona é menos permeável de forma que controla a massa térmica do espaço criando o clima e as condições adequadas para seu uso.

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

 Esqueleto Estrutural:

O objetivo do projeto é criar uma rápida construção por meio de uma montagem com a menor quantidade de materiais possível.

Diagrama
Diagrama

A Residência Moon foi desenhada com um método de construção modular composto por dez arcos em forma de costela. Estão cobertos por uma pele de lâminas multicelulares de 16mm em policarbonato branco, para incentivar a iluminação natural na fachada norte, e em direção ao sul, um termo-painel de refrata o calor produzido pela luz solar. 

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

Existe uma clara economia de materiais (concreto, metal, policarbonato e umas poucas peças de madeira). Isso facilita a manutenção e evita a dependência tecnológica.

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

 Envolvente:

Uma pele composta de uma lâmina de policarbonato multicelular de 16mm na fachada norte para aumentar a entrada de luz natural. Em direção ao sul é colocada uma lâmina opaca tipo termo-painel para controlar a insolação direta e a temperatura do espaço.

O objetivo é criar o espaço com o uso de uma única dobra. Sua forma em arco permite o fluxo constante de ar fresco mantendo uma temperatura adequada.

Corte
Corte

Composição Programática:

A escolha dos materiais e a composição se desenvolvem dependendo do programa e o controle de massa térmica necessária em cada espaço.

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

A área social se desenvolve como uma área permeável que permite a entrada de luz e ventilação natural criando um ambiente como se estivesse no exterior.

A área privada está contida em uma nave de alvenaria de dois pavimentos, que permite controlar a massa térmica nos dormitórios e conseguir o conforto requerido nos quartos.

Diagrama
Diagrama

 Controle Climático:

O fluxo do vento é possível aproveitando exitosamente a forma e orientação da residência.

Nas fachadas norte e sul, são criadas aberturas fixas cobertas unicamente com uma malha e treliças para permitir o fluxo de vento constante e criar o conforto térmico esperado. No leste e oeste, são fixadas amplas aberturas que permitem um maior fluxo de vento, caso seja necessário. Devido as estratégias aplicadas na iluminação e ventilação natural, o espaço possui uma umidade relativa de 66% e uma temperatura de 24°C.

A área social está rodeada de água a qual se utiliza como elemento para aumentar os índices de luz natural no espaço e como estratégia de resfriamento do ar que cruza o interior.

Cita: "Residência Moon / ROBLESARQ" [Casa Moon / ROBLESARQ] 28 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624645/residencia-moon-roblesarq> ISSN 0719-8906