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Estacionamento da sede Ernsting / Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten

  • 18:00 - 28 Julho, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Estacionamento da sede Ernsting / Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten
Estacionamento da sede Ernsting / Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten, © Christian Richters
© Christian Richters

© Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters Cortesia de Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten + 12

  • Engenharia Estrutural

    Knippers Helbig Advanced Engineering
  • Manufatura

    muellerblaustein, Blaustein-Dietingen (revestimentos de madeira)
  • Prêmios

    BDA Auszeichnung Guter Bauten Münster/Münsterland 2007; Deutscher Verzinkerpreis 2007, 1st prize; Mies van der Rohe Award 2009, shortlisted
  • Mais informações Menos informações
© Christian Richters
© Christian Richters

Descrição enviada pela equipe de projeto. O crescimento contínuo da empresa Ernsting, do ramo da indústria têxtil com sede em Coesfeld Lette (Vestefália), levou a construção de novos edifícios para complementar o centro de distribuição existente, projetado por Santiago Calatrava e Bruno Reichlin no início dos anos 1980. O arquiteto Johannes Schilling adicionou um novo centro de distribuição em 1999 e o atual centro de serviços foi projetado por David Chipperfield e concluído em 2001. Todos os edifícios estão situados em um campus verde de responsabilidade do paisagista belga Peter Wirtz.

Cortesia de Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten
Cortesia de Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten

Em 2003 os jovens arquitetos alemães Liza Heilmeyer e Stephan Birk venceram o concurso de arquitetura para mais um a adição ao campus da empresa: um estacionamento de vários andares, com 500 vagas para os funcionários, principalmente do sexo feminino do grupo Ernsting.

© Christian Richters
© Christian Richters

A garagem, dividida em dois volumes de tamanhos semelhantes, está localizada na fronteira oeste do campus. O conjunto de edifícios comerciais existentes se completa com a nova estrutura linear; esta define a fronteira do Campus para a área residencial adjacente.

Diagrama
Diagrama

A forma das duas partes de estrutura resultam do sistema de duas rampas de estacionamento. As duas partes espelhadas da construção simétrica complementam-se no interior [locomoção circular], bem como do lado de fora. Devido a este sistema escolhido, foi possível organizar o número de vagas exigido pela competição na parte de trás da propriedade em forma de 'L'. O espaço aberto entre o centro de distribuição de Calatrava e o novo estacionamento é ordenado através do uso de almofadas de grama e árvores.

A entrada e a saída do estacionamento ficam no centro do edifício e são acentuadas por um grande portão dobrável.

© Christian Richters
© Christian Richters

O sistema de duas rampas de 3,2% de inclinação oferece uma ótima utilização do espaço. A inclinação agradável resulta no comprimento de 127 metros e na altura de 3,06 m de piso a piso, pé direito generoso para um estacionamento com multi-pavimentos.

Cortesia de Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten
Cortesia de Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten

As rampas formam um 'x' em corte, o que torna possível subir e descer as unidades separadamente. Os dois corpos de rampa são colocados a uma distância de 2,40 m um do outro. O vão no edifício fortalece a forma monolítica e principalmente traz luz ao interior do edifício. As passagens estão situadas nas extremidades e nos centros de cada rampa. Dentro do vão há duas caixas de escadas suspensas a partir da construção de aço principal do estacionamento. Consequentemente todos os elementos dispostos no espaço de construção (passagens e escadas) são feitos de painéis de aço gradeado.

© Christian Richters
© Christian Richters

A estrutura de 17,40 m de largura e 127,12 m de comprimento foi construída com pilares e vigas de aço, e lajes pré-fabricadas de concreto armado. A fachada de madeira dota o estacionamento de uma pele natural. Do lado de dentro, como do lado de fora, a madeira dá ao edifício uma sensação amigável. A cerca ajardinada na fachada é a mediadora ideal entre a área residencial de um lado e a área industrial do outro lado.

© Christian Richters
© Christian Richters

Ambas as partes do edifício são revestidas ao longo de todo o comprimento e largura com ripas retangulares. A grade de revestimento é coordenada com a grade construtiva. Os elementos de madeira tem 4 x 10 cm e a distância entre eles é de 9 centímetros; portanto, a fachada do estacionamento tem 70% de abertura. O edifício parece aberto ou fechado, dependendo do ângulo de visão.

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten
Escritório
Cita: "Estacionamento da sede Ernsting / Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten" [Parking Garage / Birk Heilmeyer und Frenzel Architekten] 28 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624643/estacionamento-da-sede-ernsting-birk-heilmeyer-und-frenzel-architekten> ISSN 0719-8906