Residência D&P / Atelier Paralelo

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Cadeira, VigaResidência D&P  / Atelier Paralelo - Fachada, JanelaResidência D&P  / Atelier Paralelo - Janela, Fachada, Corrimão, Balcão, TerraçoResidência D&P  / Atelier Paralelo - Imagem 5 de 35Residência D&P  / Atelier Paralelo - Mais Imagens+ 30

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Atelier Paralelo; Atelier Paralelo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  592
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Paisagismo: Verdesign paisagismo
  • Luminotécnica: Atelier Paralelo Arquitetura e Construções LTDA
  • Projetos De Estrutura, Fundações E Complementares: Engº Igor Villas
  • Construção: Atelier Paralelo Arquitetura e Construções LTDA
  • Mestre De Obras: Elói Nogueira
  • área Do Terreno: 1575 m²
  • Fornecedores: Vidros temperados - vidraçaria São Geraldo Cobogós - Pré-moldados Brasil; Impermeabilização cobertura - DF impermeabilizações; Marmoraria - Arte Mármores e Granitos; Forros - Geraldo Gessos e molduras; Luminárias - Líder iluminação; Pisos - Fábio - Pisos em Granitina; Pintura - Fernando - Serviços de Pintura; Calhas e rufos - Solmério Campos Lima; Serralheria - Claudionor Fernando do Couto
  • Autor: Thiago de Andrade
  • Colaboradores: Arquiteto Andrea Denza, Arquiteta Larissa Lessa, estagiárias Alice Menezes e Natália Costa
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência D&P  / Atelier Paralelo - Fachada, Janela
© Joana França

(...) Um dos mais desoladores aspectos da nossa época é a total destruição da consciência das pessoas de tudo que está ligado a uma percepção consciente do belo.” Andrei Tarkowski

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Imagem 5 de 35
© Joana França

Para esta residência de um jovem casal o desejo de uma sutil confrontação com o terreno foi o aspecto mais caro e perseguido. Este confronto ocorre nos dois sentidos, não somente em uma direção, mas nas duas paralelas ao lote, em virtude da inclinação diagonal da topografia. Assim, surge a figura de um quadrado regulador em que, expandindo-se a linha perpendicular à frente do lote, chega-se a um eixo que na diagonal das curvas de nível vai soltando a casa lentamente do solo, configurando a área íntima no pavimento térreo e criando um pilotis no pavimento inferior.

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Fachada, Corrimão
© Joana França

O difícil contexto da paisagem delicada, porém própria para a ocupação, articulou-se a partir daquele quadrado virtual que orientou a casa para a melhor insolação e vistas, procurando não configurar muros, mas sim usos distintos, escalas diferentes de espaço.

Planta - Térreo

Invertemos a lógica da sequência de sucessão de funções: entrada social, sala de estar, sala de jantar, varanda, área de lazer; para uma chegada no eixo que leva ao núcleo da casa, a cozinha, de fronte à varanda, à sala de jantar à direita e o escritório à esquerda, integrado à vida coletiva da casa como havia sido sugerido pelo proprietário, de onde pudesse ver e ser visto,  desde as áreas de lazer e sociais.

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Cadeira
© Joana França

Desta forma, o significado fica claro ao visitante e ao usuário cotidiano, a casa é aberta, não guarda entranhas escondidas.

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Imagem 28 de 35
© Joana França

Partindo-se dos pressupostos inteligentes e abertos do casal proprietário fez-se uma área intima inusitada de pé-direito cambiante em praticamente cada cômodo e um rasgo que permitirá a iluminação zenital e ventilação cruzada. Este rasgo oblíquo articula diferentes funções que necessitam iluminação natural e ventilação, mas que se opunham à necessária privacidade e controle luminoso nos quartos. Assim, ela gera uma iluminação no closet do casal, iluminação e exaustão na suíte da filha, iluminação e ventilação no escritório. Segue e passa pela varanda coberta, e faz o limite da sala iluminando a sala de jantar.

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Imagem 22 de 35
© Joana França

Nesse ziguezague que virou o corpo edificado da casa, articula-se um deque de madeira que faz a transição das funções sociais para a área de lazer, ao chão, no nível do solo, ora cortado, ora aterrado, trabalhado com terraplenos que acabam em uma piscina ainda não construída e daí para a pequena mata ciliar do córrego intermitente. Faz o limite entre o edificado e o natural de maneira assertiva, com pedra, com concreto. Assim, de pé no chão, o sujeito pode divisar e contemplar a mata, o campo limpo.

Residência D&P  / Atelier Paralelo - Viga, Terraço
© Joana França

Portanto, nesses momentos de intimidade, de ascensão, nas sucessivas descidas ao terreno, na paisagem horizontal e vasta do Planalto, na pequena serra defronte, o sujeito faz seus espaços, decidindo que escala buscará para se adequar ao seu estado de ânimo.

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência D&P / Atelier Paralelo" 28 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624625/residencia-d-e-p-atelier-paralelo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.