O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Seijo Peon Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa PL2 / Seijo Peon Arquitectos y Asociados

Casa PL2 / Seijo Peon Arquitectos y Asociados

Casa PL2 / Seijo Peon Arquitectos y Asociados
Casa PL2 / Seijo Peon Arquitectos y Asociados, © Tamara Uribe Photography
© Tamara Uribe Photography

© Tamara Uribe Photography © Tamara Uribe Photography © Tamara Uribe Photography © Tamara Uribe Photography + 26

© Tamara Uribe Photography
© Tamara Uribe Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta casa possui uma geometria singular, frente à um lago, voltado para o sudoeste. O fato que as melhores vistas em potencial são geradas em tal direção, numa complicada orientação solar nesta latitude, resulta num volume que se abre ao ambiente, mas que é protegido da incidência solar, gerando um volume e uma personalidade bastante especial.

O cliente - um homem empresário e solteiro - queria uma casa moderna que as relações com o contexto foram maximizadas. Desde o início, ele nos perguntou se a geometria irregular do terreno e suas restrições em termos de alinhamento e afastamento iriam supor uma complexidade de difícil resolução projetual. Após análises preliminares, nós respondemos que a ideia de fazer uma bela casa térrea, com todos os suas solicitações e necessidades seria factível, mas evidente que o projeto não seria convencional.

O programa tem um quarto, uma sala de estar, sala de jantar e cozinha, um grande terraço e piscina como áreas sociais, além das áreas de serviços. A análise do programa e a geometria do terreno foram as linhas guias que definiram a proposta, adaptando essa realidade à criação de uma casa adaptada à realização de diferentes tipos de eventos sociais, uma das prioridades do cliente.

© Tamara Uribe Photography
© Tamara Uribe Photography

O acesso principal da casa é através do terraço, seguindo o eixo principal diagonal que atravessa o terreno, e a partir deste se desdobram os espaços principais; este eixo também funciona como uma divisão entre os espaços de serviço e os sociais. A sala de estar, de jantar e a cozinha são concebidas como um único espaço integrado (e podem ser eventualmente separadas) com o dormitório e os terraços.

© Tamara Uribe Photography
© Tamara Uribe Photography

As áreas de serviço estão localizadas nas irregularidades to terreno. O banheiro principal pode ser integrado ao banheiro quando abrem-se os painéis ao lado da cama, então o espaço inteiro se transforma numa área semi-social onde se pode curtir a vista, ver televisão, etc.

© Tamara Uribe Photography
© Tamara Uribe Photography

Já que a vista principal da casa (em direção ao lago) possui orientação sudoeste, nós criamos uma bela parede que age como proteção solar e permite uma integração visual completa com o contexto através de uma janela baixa. Para isso, foi necessário criar câmaras de ar para criar isolamento térmico, portanto, aproveitando uma parceria do cliente com uma empresa de estruturas metálicas, nós propomos uma parede de blocos de concreto coberta com painéis metálicos que geram múltiplas câmaras de ar e sombras. Desta maneira são geradas três câmaras de ar ao longo da parede... obviamente ajuda significativamente ao conforto térmico, mas também gera um elemento de presença escultural significativa.

© Tamara Uribe Photography
© Tamara Uribe Photography

O porão da casa é 'esculpido' de maneira a gerar diferentes níveis e um corpo de água. Esse corpo é que gera a piscina, o espelho d'água no acesso e o canal de água que entra na casa, atravessando-a e saindo ao lado do banheiro principal. Desta maneira, a água se torna elemento fundamental na composição que dá sentido às áreas variadas que permite que através dele, se chegue à praticamente todos os lugares.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Seijo Peon Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa PL2 / Seijo Peon Arquitectos y Asociados" [PL2 House / Seijo Peon Arquitectos y Asociados] 27 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624608/casa-pl2-seijo-peon-arquitectos-y-asociados> ISSN 0719-8906