
-
Arquitetos
-
Localização
Calafell, Tarragona, Espanha -
Arquitetos responsáveis
Enric Batlle, Joan Roig -
Área
8360.0 m² -
Ano do projeto
2012 -
Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Calafell é uma daquelas pequenas cidades da costa da Catalunha que, com o passar do tempo, deixou de ser apenas um ponto de veraneio e se tornou ativa durante todo o ano, com um número crescente de residências permanentes.

Em 2007 começamos a trabalhar num projeto que visava reunir no distrito de "Calafel Beach" uma série de instalações para os novos habitantes da cidade. Nessa proposta inicial um centro pré-escolar, uma escola infantil e primária, um centro cívico e uma biblioteca se conectavam ao mercado, transformando um estacionamento preexistente num elemento essencial da vida social de Calafel.

Apesar da crise econômica, foi possível construir um desses elementos, e hoje parece que o plano original ainda pode ser alcançado, antecipando uma época de maior prosperidade e completando a rede de instalações e programas originalmente proposta.

O novo mercado municipal se localiza ao lado do antigo - que se tornou obsoleto - com a maioria dos estandes vazios e prontos para receber as demandas comerciais atuais.

O layout do mercado é muito simples e responde à posição dos dois principais tipos de comércio: os feirantes e o supermercado.

No centro do edifício, entre os dois tipos de comércio, uma rua interna permite que os clientes cruzem o mercado no sentido leste-oeste, da rua em direção à praça. Esse percurso central conta com uma grande abertura zenital ininterrupta.

Esta longa abertura garante iluminação natural no espaço central, melhora a ventilação interna durante os meses de verão e se manifesta como um importante elemento na fachada do mercado.

Os estandes e serviços foram organizados do seguinte modo: os primeiros compartimentos abrigam as instalações, serviços e circulação vertical, os espaços centrais são reservados aos comerciantes e a fachada norte foi destinada aos estantes externos que, no futuro, dialogarão com a praça.

Em termos construtivos o projeto utiliza muitos materiais industrializados, como elementos pré-fabricados de concreto para as estruturas e painéis corrugados metálicos para os revestimentos externos.