Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten

Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 2 de 18Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 3 de 18Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 4 de 18Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 5 de 18Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Mais Imagens+ 13

Gênova, Itália

Do arquiteto: A nova escola de Piazza delle Erbe é parte de Programa de Renovação Urbana de Porta Soprana e San Donato no centro histórico de Gênova, Itália. A escola se localiza num vazio urbano formado pelo bombardeio que destruiu alguns dos monumentos e casas na região entre Via di Porta Soprana e o beco Mezzagalera. O novo edifício tem diversos pavimentos e receberá cerca de 500 crianças de ensino primário e secundário. Nos pavimentos superiores se localizam as salas de aula, enquanto que no térreo está o secretariado, a cantina e a sala de música. Os terraços conformam as áreas externas, que se abrem para belas perspectivas da cidade.

Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 6 de 18
© Anna Positano

O antigo oratório de Santa Maria del Suffragio ainda se encontra em fase de restauro; esta edificação do século XVIII é adjacente à escola e suas ruínas se transformarão no auditório e biblioteca. Esta antiga edificação é parte integrante no novo complexo e criará uma conexão entre a escola e o ambiente urbano, já que esta edificação será um espaço de uso público. 

Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 13 de 18
Planta do primeiro pavimento

Ao explorar a topografia do terreno a escola se torna acessível a partir de dois níveis: a praça e ladeira de Prione. O conjunto é composto por dois volumes sobrepostos: geometrias "quebradas" com um movimento de fachada que corresponde à distribuição interna e à otimização das salas de aula. 

Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten - Imagem 12 de 18
© Anna Positano

Sobre um embasamento de dois pavimentos, que segue o perímetro das vias circundantes, outros três níveis se sobrepõem num jogo de volumes autônomos e fragmentados que conferem ao complexo uma forma bastante dinâmica. A fluidez dos espaços internos permite a passagem natural da luz e o movimento livre das pessoas. A nova escola - construída através de capital público e privado - com suas linhas sóbrias e modernas, é uma gentil inserção de arquitetura contemporânea no delicado tecido urbano histórico de Gênova. O complexo busca estabelecer um ponto de referência fundamental no processo de reapropriação dessa parte histórica da cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Piazza delle Erbe, 16123 Gênova, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten" [New School In Piazza Delle Erbe / PFP Architekten] 25 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624537/nova-escola-em-piazza-delle-erbe-pfp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.