O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Itália
  5. PFP Architekten
  6. 2014
  7. Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten

Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten

Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten
Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten, © Anna Positano
© Anna Positano

© Anna Positano © Anna Positano © Andrea Bosio © Anna Positano + 18

Do arquiteto: A nova escola de Piazza delle Erbe é parte de Programa de Renovação Urbana de Porta Soprana e San Donato no centro histórico de Gênova, Itália. A escola se localiza num vazio urbano formado pelo bombardeio que destruiu alguns dos monumentos e casas na região entre Via di Porta Soprana e o beco Mezzagalera. O novo edifício tem diversos pavimentos e receberá cerca de 500 crianças de ensino primário e secundário. Nos pavimentos superiores se localizam as salas de aula, enquanto que no térreo está o secretariado, a cantina e a sala de música. Os terraços conformam as áreas externas, que se abrem para belas perspectivas da cidade.

© Anna Positano
© Anna Positano

O antigo oratório de Santa Maria del Suffragio ainda se encontra em fase de restauro; esta edificação do século XVIII é adjacente à escola e suas ruínas se transformarão no auditório e biblioteca. Esta antiga edificação é parte integrante no novo complexo e criará uma conexão entre a escola e o ambiente urbano, já que esta edificação será um espaço de uso público. 

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Ao explorar a topografia do terreno a escola se torna acessível a partir de dois níveis: a praça e ladeira de Prione. O conjunto é composto por dois volumes sobrepostos: geometrias "quebradas" com um movimento de fachada que corresponde à distribuição interna e à otimização das salas de aula. 

© Anna Positano
© Anna Positano

Sobre um embasamento de dois pavimentos, que segue o perímetro das vias circundantes, outros três níveis se sobrepõem num jogo de volumes autônomos e fragmentados que conferem ao complexo uma forma bastante dinâmica. A fluidez dos espaços internos permite a passagem natural da luz e o movimento livre das pessoas. A nova escola - construída através de capital público e privado - com suas linhas sóbrias e modernas, é uma gentil inserção de arquitetura contemporânea no delicado tecido urbano histórico de Gênova. O complexo busca estabelecer um ponto de referência fundamental no processo de reapropriação dessa parte histórica da cidade.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Escola em Piazza Delle Erbe / PFP Architekten" [New School In Piazza Delle Erbe / PFP Architekten] 25 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624537/nova-escola-em-piazza-delle-erbe-pfp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.