Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten

Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 2 de 34Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 3 de 34Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 4 de 34Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 5 de 34Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos Projetistas: Jo Janssen, Wim van den Bergh, Jeroen van Haaren, Simon Zumstein
  • Desenvolvedor Do Projeto: Vesteda Project bv Maastricht
  • Colaboradores: Bart Creugers, Harm Saanen, Eckehart Esters, Julia David, Ivo Rosbeek, Verena Bick, Inge Clauwers, Rob Janssen, Rik Martens, Guido Neijnens, Anilu Léon Sanchez, Corinne Simon
  • Empreiteiro: Aannemersbedrijf Van Kan Jongent
  • Gerenciamento: Jo Janssen Architecten, Bremen Bouwadviseurs
  • Construtor: Ingenieursbureau Palte
  • Cidade: Maastricht
Mais informaçõesMenos informações
Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 6 de 34
© Atelier Kim ZWarts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um dos últimos blocos urbanos a serem realizados na "Céramique - Area" de Maastricht o esquema não opta pela solução ordinária do bloco de perímetro fechado, mas emprega uma estratégia espacial em que o espaço urbano é aberto. Através de posicionar três volumes de forma estratégica, não só faz com que o fluxo de espaço público atravesse o terreno, mas também envolve a área verde triangular ao leste para que ocorra a interligação dos espaços urbanos.

Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 7 de 34
© Atelier Kim ZWarts

O programa a ser realizado para a Piazza Céramique foi o de uma forma integrada de habitação e de trabalho, que foi parcialmente integrado dentro das unidades de habitação e, em parte, separado delas. O conceito arquitetônico básico do projeto, em termos de estrutura e infra-estrutura, permitiu um elevado grau de flexibilidade, ao mesmo tempo que se manteve dentro dos limites dos prédios. Esta flexibilidade foi aproveitada ao máximo pelo cliente. Durante o projeto e a construção, o cliente mudou de ideia várias vezes sobre o número de apartamentos, unidades de trabalho, home offices e espaços comerciais, que resultaram no projeto atual, com seus 92 apartamentos, 27 com home office, um espaço comercial e 7 unidades de trabalho individual. Em termos de tipologia do home office do projeto tenta reviver o tipo do século 19 da prática anexada à mansão normalmente habitada por advogados, médicos, arquitetos, etc. Característico deste tipo de casa-e-prática integrada foi a separação das entradas, uma pública, levando ao escritório e outra privada que leva à casa. Assim, um dos temas que informam o design destes apartamentos integrados com home office é a entrada dupla e a divisão psicológica entre o espaço mais privado da família e para a vida, e o espaço mais público para trabalhar e receber clientes. Outro resultado da sinergia de integração de habitação e de trabalho dentro do mesmo bloco é a possibilidade de criar um ambiente mais espaçoso no hall de entrada do que normalmente possível em um projeto habitacional holandês. Neste caso, ele é um átrio envidraçado que atua como uma espécie de hall de entrada pública, tanto para os apartamentos e as áreas de trabalho.

Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 8 de 34
© Atelier Kim ZWarts

A escolha do tipo da construção também foi incomum para um projeto de habitação. Normalmente o piso vai de apartamento para apartamento, contudo, para manter a subdivisão dos apartamentos o mais integrado possível, os pisos neste projeto vão da fachada exterior até um anel de espaços de serviço no interior, que concentra toda a infraestrutura. Como explicado anteriormente, isto permite um grande grau de flexibilidade.

Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 9 de 34
© Atelier Kim ZWarts

O bairro Céramique em Maastricht foi nomeado após a Société Céramique estabelecida no local desde 1859. Um século mais tarde se fundiu com a indústria "Royal Sphinx" que produzia porcelana e artefatos de bairro. Como uma continuação da tradição do local, o Plano Diretor exigiu o uso de tijolo vermelho sobre um pedestal de pedra azul tradicional. Nós ainda optamos por um edifício de baixo nível tecnológico, com ventilação natural e persianas dobráveis tradicionais para filtrar a luz solar através das suas perfurações e proporcionar privacidade aos habitantes.

Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 22 de 34
Planta-Baixa Primeiro Andar

Quanto a questão da materialização, foi feita uma tentativa deliberada de se harmonizar com os edifícios circundantes, de modo que a individualização dentro do coletivo arquitetônico poderia expressar-se, exatamente no conceito de "virar do avesso". Na extensão desse conceito, procurou-se uma solução integral para o problema do espaço ao ar livre, que consiste na interpretação individual usual de varandas e terraços com cortinas de sol e as medidas para a proteção da privacidade. Isto é encontrado, por um lado, na colocação de espaços privativos no exterior por trás da fachada e, por outro, nas venezianas dobráveis, por meio do qual cada indivíduo pode ter sua privacidade e filtrar a luz solar em diferentes graus em cada quarto. Apesar da estrutura rítmica rigorosa da fachada, essa possibilidade garante uma imagem expressiva dinâmica da fachada, como uma consequência do fato de que estas persianas dobráveis são operadas manualmente.

Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten - Imagem 21 de 34
© Atelier Kim ZWarts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Boschcour, 6221 Maastricht, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten" [Piazza Céramique / Jo Janssen Architecten] 24 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624510/piazza-ceramique-jo-janssen-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.