O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Jannina Cabal & Arquitectos
  6. 2012
  7. Casa M / Jannina Cabal & Arquitectos

Casa M / Jannina Cabal & Arquitectos

Casa M / Jannina Cabal & Arquitectos
Casa M  / Jannina Cabal & Arquitectos, © JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio + 24

© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada de Norte a Sul num terreno de esquina de 1520 m², com uma área construída de 340 m², a casa M é desenhada apenas na planta térrea, apresentando uma grande fachada com jogo de volumes e materiais que se distingue de todos os ângulos.

© JAG Studio
© JAG Studio

O clima tropical do setor foi um dos fatores mais importantes para determinar os parâmetros de projeto desta residência. Afim de a proteger do sol equatorial e das chuvas estacionais, mas sem ter que renunciar uma boa iluminação e ventos predominantes, conjugaram-se equilibradamente vários elementos arquitetônicos no desenho que cumpriram uma função muito específica.

Corte BB
Corte BB

A casa foi equipada com pergolados, pórticos e espaços com pé direito alto e grandes aberturas, que graças às coberturas inclinadas de marcantes beirais e às janelas altas, foi possível a influência constante dos ventos da região e assim, o escape do calor. Da mesma forma, foram implementados elementos naturais como a água, pedra, madeira local, deixando também uma grande porcentagem de área verde.

© JAG Studio
© JAG Studio

Foram utilizados materiais como painéis térmicos [steel panel] nos tetos, que tem grande papel na capacidade térmica de reduzir a temperatura interna e alta resistência acústica. O sistema de janelas empregado possui um sistema de vidros duplos, colaborando com o conforto térmico da residência. Em contraste aos elementos naturais, grande parte da estrutura metálica que suporta a casa foi deixada aparente.

© JAG Studio
© JAG Studio

A paleta de cores predominante da casa foi o branco, o preto e o cinza. O preto, utilizado na estrutura metálica, e nos perfis das janelas e no piso, o cinza para marcar os volumes de pedra e o branco, em todas as partes externas e internas. Este jogo de tonalidades contrasta perfeitamente com os elementos naturais como a madeira, a área verde e de água das tanques e piscina.

© JAG Studio
© JAG Studio

O esquema da planta baixa é definido por dois volumes que são separados pela área social central e a piscina. Em direção ao norte, a partir de onde se localizam duas vias de acesso a casa, se destaca a fachada principal com um grande pórtico e porta lateral. A sequência da entrada é marcada por espelhos d'água, que dirigem as visuais tanto aos jardins tanto ao pátio principal.

Planta Baixa
Planta Baixa

O estar da casa dividido em dois separa claramente a área social da área mais privada, por uma piscina localizada no sentido vertical entre seus espaços. O acesso aos dormitórios se dá através de uma grande porta de madeira pivotante de 3,5 m de altura que se perde ao ser fechada, e de onde é possível observar a piscina. A área da sala de estar e jantar, a estrutura metálica aparente da cobertura está harmonicamente conjugada com o perfil preto das janelas da casa.

© JAG Studio
© JAG Studio

Uma vez no interior, todo seu percurso explora uma vista sem interrupções ao pátio posterior em grandes seções envidraçadas que se abrem a jardins e elementos d'água. Isto permite ter visuais muito agradáveis e espaços naturalmente iluminados. A maioria de suas áreas como são o quarto principal, a sala de estar, a entrada, a sala de jantar e cozinha estão orientadas para os fundos, conseguindo a melhor vista. A casa possui um jogo de planos horizontais e inclinados que se mimetizam perfeitamente com sua volumetria externa. 

© JAG Studio
© JAG Studio

A somatória de todos estes componentes arquitetônicos e naturais fez desta casa que pode se conectar com seu entorno, que fosse acolhedora, fresca, iluminada, funcional e que pudesse gerar um projeto no qual o resultado final seja um cliente satisfeito. 

Ver a galeria completa

Cita: "Casa M / Jannina Cabal & Arquitectos" [Casa M / Jannina Cabal & Arquitectos] 20 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624215/casa-m-jannina-cabal-e-arquitectos> ISSN 0719-8906