Estrutura leve de concreto vence competição para a nova Praça do Mercado de Gramalote, Colômbia

Em 2010 a cidade de Gramalote, Colômbia, foi devastada por um trágico deslizamento de terra causado por fortes chuvas e uma série de terremotos de baixa intensidade. A cidade está sendo reconstruída a partir do zero numa nova localidade e nessa empreitada o governo promoveu algumas competições de arquitetura para os projetos dos principais edifícios públicos, incluindo uma escola secundária, um centro desportivo, um centro cultural, um mercado público, um lar para idosos e um centro agrícola.

Os arquitetos Rodrigo Chain e Jheny Nieto compartilharam conosco sua proposta vencedora para a Praça do Mercado de Gramalote, uma estrutura composta por 15 módulos de concreto que ocupam um terreno bastante inclinado. Saiba mais sobre o projeto a seguir.

Estrutura leve de concreto vence competição para a nova Praça do Mercado de Gramalote, Colômbia - Mais Imagens+ 1

Cotesia de Rodrigo Chain + Jheny Nieto

Os módulos de concreto que abrigam a estrutura servem ao mesmo tempo como pilares e cobertura, formando um conjunto de funis que coletam água da chuva para irrigação. A praça é delimitada por uma segunda estrutura, feita de tijolos produzidos localmente, criando uma barreira permeável que permite que as atividades do mercado ocupem os generosos espaços públicos ao redor do edifício. 

Cotesia de Rodrigo Chain + Jheny Nieto

Há entradas para o mercado em ambos os níveis superior e inferior. Na entrada mais baixa uma grande área aberta proporciona espaço o bastante para feiras temporárias de produtos agrícolas, eventos gastronômicos e outras atividades culturais. O mercado incorpora o declive, conectando as duas entradas com um caminho em zig-zag que ameniza a inclinação abrupta e evita movimentos de terra.

Cotesia de Rodrigo Chain + Jheny Nieto
  • Arquitetos

    Rodrigo Chain + Jheny Nieto
  • Localização

    Gramalote, North Santander, Colômbia
  • Equipe de projeto

    Rodrigo Chain, Jheny Nieto
  • Área

    1925.0 m²
  • Fotografias

    Courtesy of Rodrigo Chain + Jheny Nieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gramalote, North Santander, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Stott, Rory. "Estrutura leve de concreto vence competição para a nova Praça do Mercado de Gramalote, Colômbia" [Lightweight Concrete Structure Wins Competition for New Gramalote Market Plaza] 17 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624086/estrutura-leve-de-concreto-vence-competicao-para-a-nova-praca-do-mercado-de-gramalote-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.